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Saiba escolher o scooter ideal para uso na cidade ou na estrada

Infomoto
Imagem: Infomoto

Da Infomoto

23/04/2016 08h00

Acertar na decisão de comprar um scooter é difícil, pois depende do tipo de uso que se fará do veículo. Sucesso na Europa, aos poucos eles começam a cair nas graças do brasileiro. Há motivos de sobra: são práticos, ágeis, econômicos e fáceis de pilotar, isso sem falar no conforto e bom espaço para bagagem.

Está decidido a comprar um scooter? É recomendado escolher o modelo que se encaixe em seu perfil de uso. Ele será usado apenas na cidade? Fará deslocamentos de um município a outro? Vai servir para viagens de final de semana? Para cada resposta ou necessidade, há opções. Confira.

Para rodar na cidade

  • Doni Castilho/Infomoto

    Suzuki Burgman 125

    Um veterano do segmento. Lançado em 2005, o "Burgminha" está em sua segunda geração, equipado com injeção eletrônica. É ideal para deslocamentos curtos, pois traz motor de 125 cc e apenas 9 cv, o que lhe confere agilidade no trânsito carregado, mas falta de fôlego em trechos um pouco mais rápidos. O ponto negativo fica para as rodas de 10 polegadas. Custa R$ 8.490. Leia mais

  • Doni Castilho/Infomoto

    Dafra Fiddle III

    Scooter Dafra, fabricado pela taiwanesa SYM, chega neste mês com motor de 125 cc, também com potência de 10 cavalos. Para atrair público jovem e "descolado", a marca aposta no estilo retrô e na entrada USB sob o banco, que poderá carregar um smartphone, por exemplo. O preço ainda não foi confirmado, mas não deve superar R$ 9 mil. Leia mais

  • Honda PCX 150

    O PCX já é capaz de rodar em vias mais rápidas, até mesmo em estradas que ligam cidades. A Honda fez um completo face-lift no modelo para 2016, com a adição de iluminação em LED, além de reforçar a suspensão traseira e aumentar a capacidade do tanque de combustível (para 8 litros; antes eram 5,9 l). Outra mudança importante foi a adoção de um novo motor com a mesma arquitetura (de um cilindro, com refrigeração líquida), porém com menor capacidade: passou de 152,9 cc para 149,3 cc. São 13,1 cv a 8.500 rpm. Custa a partir de R$ 10.814. Leia mais

  • Reprodução

    Yamaha NMax 160

    Concorrente direto do PCX, o NMax é outra boa opção para a cidade ou para se locomover entre elas. Com carenagem volumosa e cobertura sobre o guidão, o modelo conta com freios ABS, painel digital e lanternas de LED. O espaço sob o assento tem capacidade para 25 litros de bagagem e comporta bem um capacete ou pequenos objetos -- o tanque tem capacidade para 6,6 litros. O motor monocilíndrico tem 155 cc e gera 15 cv (a 8.000 giros). Sai por R$ 11.390. Leia mais

Para fugir da cidade

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Dafra Citycom S 300i

    Embora também seja prática na cidade, a Citycom também pode fazer viagens com conforto e segurança. O modelo 2017 tem motor maior e ganhou nova nomenclatura, passando a se chamar Citycom S 300i. O "S" indica a maior capacidade cúbica (de 263,7 cc para 278,33 cc) do motor, que agora produz 27,8 cavalos a 7.750 rpm, 5 cv a mais que o anterior. Mas é no torque que se nota a diferença: 2,8 kgfm a 6.500 rpm, contra para 2,4 kgfm a 5.500 giros do antigo. As rodas são aro 16 polegadas. O preço, R$ 18.990. Leia mais

  • Divulgação

    Honda SH 300i

    Equipado com rodas grandes, de 16 polegadas, que absorvem melhor as imperfeições do piso e conferem melhor estabilidade, o scooter SH 300i traz visual clássico e imponente. Seu motor de 279,1 cc tem quatro válvulas e arrefecimento líquido: produz 24,9 cv a 7.500 rpm. O destaque fica para o torque, disponível desde baixos regimes -- máximo de 2,59 kgfm, a 5.000 rpm. Versátil, o SH 300i pode ser usado no dia a dia como em viagens curtas. Seu por R$ 23.490. Leia mais

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    Dafra Maxsym 400i

    Mais propício a pequenas viagens, o Maxsym 400i traz, de série, freios com ABS, espaço para dois capacetes sob o banco, apoio de lombar para piloto e garupa, para-brisa com ajuste de altura, freio de estacionamento, porta-objetos, entrada USB e tomada 12V, além das carenagens avantajadas. A larga proteção frontal mantém pernas e peito do piloto protegidos contra o vento. Com espuma espessa e macia, o assento também foi algo pensado para oferecer o máximo de conforto. É vendido por R$ 26.990. Leia mais

  • Divulgação

    Yamaha T-Max 530

    Outro maxiscooter bom de estrada é o T-Max 530. Reformulado para este ano, ganhou nova roupagem, com carenagem diferente e faróis em LED. Para bom desempenho nas rodovias, utiliza o motor bicilíndrico de 530 cc, injeção eletrônica e arrefecimento líquido. Gera bons 46,2 cv de potência, a 6.750 rpm, e 5,3 kgfm de torque, a 5.250 rpm, cuja força é transmitida à roda traseira por meio de correia dentada de aramida. O preço é salgado: R$ 49.500. Leia mais

  • Mario Villaescusa/Infomoto

    BMW C 600 Sport

    Primeiro maxiscooter da marca alemã vendido no Brasil, o C 600 Sport oferece luxo, sofisticação e visual arrojado. Seu objetivo é combinar a mobilidade de uma moto urbana ao conforto de um scooter e ao desempenho de uma estradeira, embora cobre mais de R$ 50 mil por isso. Apesar de caro, esbanja diversão e segurança e não deixa de ser boa opção para o turismo sobre duas rodas. Leia mais