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Quer mais segurança? Veja os 5 carros mais baratos do Brasil com ESP

Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Colaboração para o UOL

07/02/2017 04h00

Para especialistas, o controle de estabilidade (conhecido como ESP ou ESP) é o item ativo de segurança mais importante nos carros fabricados atualmente. Atuando junto aos freios, evita que o motorista perca o controle da direção em situações complicadas, como frenagens e/ou mudanças abruptas de direção. Na hora do susto, isso pode salvar vidas de forma efetiva.

Ainda assim, ele não é item de série obrigatório nos carros fabricados no Brasil: segundo o NCAP, apenas 10% dos nossos modelos já saem de fábrica com o sistema funcionando -- no mundo, a média é de 60%. Quando existe na lista de equipamentos, ou estamos falando de versões mais caras de carros básicos; ou estamos falando de um modelo de luxo.

Apesar de custar menos de R$ 200 para o fabricante, ainda é possível encontrar modelos caros que não oferecem ESP sequer como opcional. É o caso do sedã Toyota Corolla, que é um dos carros mais vendidos do país, mas que não traz o ESP nem na lista paga das versões de mais de R$ 100 mil.

Esse cenário só promete se alterar de fato em 2022, quando o ESP será obrigatório -- isso se o Governo Federal não alterar os planos novamente (algo que aconteceu mais de uma vez nos últimos anos, com diferentes equipes do Planalto). 

De toda forma, vamos lá: quer mais segurança agora sem precisar esperar e sem gastar o que se pede por um "carro de luxo" (afinal, segurança deveria ser algo para todos, desde sempre)?

UOL Carros lista cinco modelos compactos que já entregam o equipamento -- a lista parte de menos de R$ 50 mil, valor da base da maior parte dos bons lançamentos no país atualmente. o topo aqui é R$ 70 mil. Com isso, a a escolha é sua: pode levar um carro comum ou um que te ajude em momento de dificuldade.

Segurança para todos

  • Divulgação

    Fiat Uno Attractive 1.0 Tech: R$ 46.485

    A linha 2017 do Uno não trouxe apenas reestilização visual discreta, mas agregou equipamentos para distanciá-lo do Mobi. A versão de entrada do hatch tem preço sugerido de R$ 42.680 e opcionalmente pode ser equipado com o controle de estabilidade, oferecido em um pacote de R$ 3.805, que inclui alarme, chave canivete, som e retrovisores e vidros traseiros elétricos. Há a estreia da família de motores Firefly1.0 (3 cilindros, 77 cv e 10,90 kgfm -- os números desse texto são sempre com etanol), com foco na economia. O Uno também trocou a direção hidráulica pela elétrica, que não "rouba" força do motor e ajuda no consumo. O câmbio é manual de cinco marchas. Em termos de espaço, são 3,82 m de comprimento e 2,37 m de entre-eixos, com boa altura interna, para tirar um pouco da sensação de aperto típica de compactos. O porta-malas tem rasos 290 litros. Os principais equipamentos, além do controle de estabilidade: ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, indicador de troca de marchas, som com USB e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, faróis de neblina, sinalização de frenagem de emergência, alarme e rodas de aço de 14 polegadas. Garantia é de três anos. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Ford Ka SEL 1.0: R$ 49.790

    A Ford foi pioneira ao oferecer o equipamento de segurança em toda sua linha, a partir do Ka, em 2014. De toda forma, apenas no pacote SEL 1.0, que é R$ 4.140 mais caro que a versão imediatamente abaixo. Este Ka com ESP traz o competente motor 1.0 de três cilindros mais potente da categoria (85 cv, 10,70 kgfm de torque). O câmbio é manual de cinco marchas. Não é tão espaçoso quanto o Sandero (tem 3,88 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, com porta-malas de 257 litros), mas tem versatilidade e itens como rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema multimídia com comandos de voz. Principais equipamentos, além do ESP: controle de tração, Isofix, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, volante e banco do motorista com regulagem de altura e som com USB e Bluetooth. Garantia é de três anos. Leia mais

  • Divulgação

    Renault Sandero Expression SCe Easy?R: R$ 54.420

    A Renault também faz uma espécie de venda combinada (pois é): controle de estabilidade só com Sandero e Logan com motor 1.6 e câmbio automatizado Easy?R. De toda forma, essa é a opção com maior espaço interno (4,06 m de comprimento e 2,59 m de entre-eixos), com destaque para o porta-malas de 342 litros. Na linha 2017, o hatch da Renault recebeu uma série de aprimoramentos, com destaque para o novo motor 1.6 SCe (quatro cilindros, 118 cv, 16 kgfm e start-stop). Além disso, usa câmbio automatizado de cinco marchas e tem central multimídia com GPS integrado. Fora o controle de estabilidade, tem start-stop, computador de bordo, rodas de aço de 15 polegadas, direção eletro-hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e sensores de estacionamento traseiros. Garantia é de 3 anos. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat 500 Cult 1.4: R$ 56.900

    O 500 é a alternativa mais compacta da lista: tem só duas portas, com design retrô. É também o único importado (vem do México). Assim, traz controle de estabilidade em todas as versões. O motor 1.4 da versão Cult (quatro cilindros, 88 cv, 12,50 kgfm) é o mesmo que recentemente deu lugar ao novo 1.3 Firefly (três cilindros, 109 cv e 14,7 kgfm) na gama do Fiat Uno. O câmbio é manual de cinco marchas. Quanto ao espaço, são 3,55 m de comprimento e 2,30 m de entre-eixos, suficiente para dois adultos e duas crianças pequenas, rodando na cidade. O porta-malas é de 185 litros.Além do ESP, o 500 tem ganchos Isofix (para cadeirinhas), ajuste de altura regulagem elétrica da altura dos faróis, abertura elétrica do tanque de combustível e do porta-malas, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas e sistema de som com MP3, entre outros. A garantia é de dois anos (três anos para motor e câmbio).

  • Leonardo Felix/UOL

    Volkswagen Fox Pepper/Crossfox 1.6: R$ 61.090 / R$ 68.790

    A Volkswagen poderia ter um carro com ESP por R$ 50 mil: o up. Mas, infelizmente, o modelo feito no Brasil tem apenas o controle de tração, que evita que as rodas patinem em algumas situações. O ESP existe apenas no up vendido na Europa -- algo que, UOL Carros espera, mude com a atualização de meia-vida do pequenino. Assim, nos resta seguir para o compacto premium da casa, o Fox. E indicar um modelo de mais de R$ 60 mil para fechar a lista: o ESP está incluso apenas nas versões mais caras, seja a Pepper 1.6 (civil) ou a Crossfox 1.6 (aventureira). O motor é o MSI (120 cv, 16,8 kgfm), com câmbio manual de seis marchas (muito mais interessante que a opção automatizada de cinco marchas e trancos em trocas). O espaço interno é mediano, com 3,86 m de comprimento e 2,46 m de entre-eixos. Já o porta-malas é ruim: apenas 270 litros, abaixo do Uno. Principais equipamentos além do ESP: controle de tração, sistema de partida do motor sem tanquinho, ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional com revestimento de couro, vidros dianteiros e retrovisores elétricos (o direito com "tilt down"), computador de bordo, sistema de com tela sensível ao toque, USB, Bluetooth e Mirror Link, rodas de liga de 15 polegadas, abertura elétrica do porta-malas e sensores de estacionamento. Garantia é de três anos.