Carros

O que houve com os envolvidos na fraude da Volkswagen? Veja

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/09/2015 13h29

O escândalo das fraudes em emissões de poluentes nos motores a diesel do Grupo Volkswagen parece não ter fim. A cada dia, novos desdobramentos indicam que um dos maiores conglomerados do mundo no setor automotivo tenta agir rápido para minimizar os impactos -- calculados na casa dos bilhões de euros.

A manipulação, descoberta por acaso pelo ambientalista Peter Mock, funcionava assim: um software, instalado em modelos equipados com motores turbodiesel da família EA189, identificava quando o carro se encontrava em testes de eficiência energética e camuflava a emissão de poluentes, especialmente óxidos de nitrogênio para deixá-la de acordo com os padrões exigidos por Estados Unidos e Europa.

Quando o carro se encontrava em uso normal, contudo, as emissões alcançavam índices até 40 vezes maiores do que aqueles auferidos pelas autoridades.

Desde que o escândalo eclodiu, com abertura de processo no Departamento de Justiça dos EUA, a cúpula da Volkswagen tenta dar respostas que adiantem as investigações e agilizem o desfecho do caso. Confira abaixo algumas das consequências que o dieselgate já provocou ao grupo. 

Os envolvidos

  • Imagem: AFP
    AFP
    Imagem: AFP

    Martin Winterkorn, ex-CEO

    Pediu demissão e, segundo fontes da marca, pode receber até 60 milhões de euros em indenização. Porém, será processado pela Justiça alemã. Leia mais

  • Imagem: Darren Ornitz/Reuters
    Darren Ornitz/Reuters
    Imagem: Darren Ornitz/Reuters

    Michael Horn, presidente da VW EUA

    Surpreendentemente não caiu, e continua como presidente da marca nos Estados Unidos, mas agora terá de se reportar ao recém-criado cargo de CEO da Volkswagen para a América do Norte.

  • Imagem: Getty
    Getty
    Imagem: Getty

    Grupo Volkswagen

    Demitiu, além de Winterkorn, os chefes de Pesquisa e Desenvolvimento de Volkswagen (Heinz-Jakob Neusse), Audi (Ulrich Hackenberg) e Porsche (Wolfgang Hatz). Também se prepara para arcar com multas bilionárias nos EUA, Europa, Ásia, e já começa a enfrentar proibições na venda de veículos a diesel em países como a Suíça. Leia mais

  • Imagem: Paul Sancya/AP
    Paul Sancya/AP
    Imagem: Paul Sancya/AP

    Audi e Seat

    Marcas vanguardistas do grupo ficaram enfraquecidas após escândalo: no caso da montadora alemã, são 2,1 milhões de carros envolvidos. Leia mais

  • Imagem: Reuters
    Reuters
    Imagem: Reuters

    Porsche

    Fabricante de esportivos de luxo se fortalece no conglomerado com a ascensão do chefão Matthias Müller ao cargo de CEO geral. Leia mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo