Topo

Honda HR-V é, de novo, carro usado que menos perde valor; veja lista

Honda HR-V: bicampeão como carro que menos perde valor no Brasil - Divulgação
Honda HR-V: bicampeão como carro que menos perde valor no Brasil
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/11/2017 13h38Atualizada em 23/11/2017 17h28

Pelo segundo ano consecutivo, o Honda HR-V foi o vencedor no geral e também no segmento de SUVs compactos do "Selo de Maior Valor de Revenda", com índice de 8,8% de depreciação após 12 meses de uso. Apesar de vencer o prêmio e ser o carro que menos perde valor no Brasil, o modelo piorou sua qualificação frente à lista de 2016, na qual perdia apenas 4,5% do valor.

"O que aconteceu é que a procura pelo HR-V foi tão absurdamente grande no ano passado que gerou um índice extraordinário. Este ano. o modelo entrou num patamar mais próximo do convencional", afirmou jornalista Joel Leite, colunista de UOL Carros e idealizador da premiação conjuntamente com a agência Molicar.

Com 19 categorias, incluindo carros híbridos/elétricos, o selo é "o estudo de depreciação é análise bastante objetiva, certificação sobre valor do veículo", segundo Leite.

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
UOL Carros no Twitter
Inscreva-se no YouTube de UOL Carros
UOL Carros no Instagram

"O estudo é feito desde 2001 para dar consumidor uma orientação mais precisa sobre o valor efetivo pago pelo carro nas revendas. Ele sabe quanto vai perder na hora de revender seu carro usado", afirma Joel Leite, que criou o selo a pedido de empresas para melhor entender a visão sobre seus produtos pelo mercado.

É a segunda vez em 17 anos de premiação que um SUV. O próprio HR-V foi o primeiro a quebrar a "sina", em 2016. Antes dele, a picape Fiat Strada foi ganhadora em 2013, único ano até então em que um hatch pequeno não havia levado o prêmio.

Mudança de rumo

É importante ressaltar a menção feita à Citroën, vencedora por marcas e aquela que teve a maior alteração percentual: 5,7 pontos percentuais. Isso equivale a dizer que, na média, a marca e seus modelos perdiam 18,1% do valor em um ano. Agora perdem menos: 12,4% em um ano.

Para uma marca até hoje estigmatizada pela fama de "ruim de pós-venda" contraída ainda na chegada do grupo PSA (que inclui também a Peugeot), há mais de 15 anos, é uma melhoria significativa de valores, que ajuda a alterar também a imagem da Citroën junto aos consumidores.

"Nosso resultado hoje é reflexo de uma política que tomamos há alguns anos, quando detectamos fortes problemas em nossos valores residuais e custo de manutenção. Fizemos um forte trabalho em cima disso", afirmou Paulo Solti, diretor geral da Citroen do Brasil, ressaltando o programa de revisão a R$ 1 por dia.

No histórico do prêmio, Honda, GM e Fiat são as grandes vencedoras de valorização de usados, de acordo com o selo.

Como é feita a medição

Para se chegar ao resultado do "Selo de Maior Valor de Revenda", leva-se em conta medição durante um período de 12 meses que leva em conta: valores da Tabela Fipe, valores reais informados nas transações, atendimento ao cliente no pós-venda, valor e serviço prestado na reposição de peças e até algo mais subjetivo, mas que ainda mancha a reputação de algumas marcas e seus modelos: falhas no tratamento e atendimento a pessoas físicas e empresas no pós-venda.

Foram 120 modelos de 24 marcas analisadas, sempre com média acima de 1.000 unidades no período de 12 meses, exceção feita a híbridos e elétricos (que vendem menos que isso no ano cheio).

Na história da premiação, o Chevrolet Celta ainda é o carro com o maior número de vitórias, sete. Fiat Palio (três), Chevrolet Onix (duas), Fiat Uno (duas) e agora HR-V (dias), além de Fiat Strada (uma) foram os demais vencedores.

Confira abaixo os carros que menos perderam valor em 2017:

Carros que menos desvalorizaram em 2017

  • Murilo Góes/UOL

    Citroën (marca)

    A fabricante foi mencionada pela guinada: antes, seus modelos desvalorizavam na média 18,1%, passando agora para 12,4%, graças a programas como o custo de revisão fixo ("R$ 1 ao dia") para os principais modelos da marca, como o C3. Leia mais

  • Reprodução/Carplace/UOL

    Volkswagen up!

    Vencedor da categoria "Hatches de entrada", com 9,3% de desvalorização. Leia mais

  • Divulgação

    Chevrolet Onix

    Vencedor da categoria "Hatches compactos", com 9,2% de desvalorização (8,3% em 2016). Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Golf

    Vencedor da categoria "Hatches médios", com 12% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Hyundai HB20S

    Vencedor da categoria "Sedãs pequenos", com 10,2% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Honda City

    Vencedor da categoria "Sedãs compactos", com 10,3% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Honda Fit

    Vencedor da categoria "Monovolumes/minivans", com 9,7% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota Corolla

    Vencedor da categoria "Sedãs médios", com 9,3% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Golf Variant

    Vencedora da categoria "Peruas", com 11,3% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Mercedes-Benz Classe A 200

    Vencedor da categoria "Hatches premium", com 14,3% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Ford Fusion

    Vencedor da categoria "Sedãs grandes", com 14,5% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota Prius

    Vencedor da categoria "Híbridos/elétricos", com 11,3% de desvalorização. Leia mais

  • Reprodução

    Volkswagen Saveiro

    Vencedora da categoria "Picapes pequenas", com 11,8% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Fiat Toro Volcano

    Vencedora da categoria "Picapes compactas", com 9,3% de desvalorização. Leia mais

  • Divulgação

    Toyota Hilux

    Vencedora da categoria "Picapes médias", com 14,2% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Honda HR-V

    Vencedor da categoria "SUVs pequenos" e campeão geral, com 8,8% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Range Rover Evoque

    Vencedor da categoria "Crossovers", com 16,7% de desvalorização. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Jeep Compass

    Vencedor da categoria "SUVs compactos", com 9,1% de desvalorização. Leia mais

  • Divulgação

    Volvo XC60

    Vencedor da categoria "SUVs médios", com 15,2% de desvalorização. Leia mais

  • Divulgação

    Toyota SW4

    Vencedor da categoria "SUVs grandes", com 12,7% de desvalorização. Leia mais

Fonte: "Selo Maior Valor de Revenda", da agência AutoInforme, é dado aos usados que apresentam menor índice de depreciação no período de um ano.