Honda HR-V é, de novo, carro usado que menos perde valor; veja lista
Pelo segundo ano consecutivo, o Honda HR-V foi o vencedor no geral e também no segmento de SUVs compactos do "Selo de Maior Valor de Revenda", com índice de 8,8% de depreciação após 12 meses de uso. Apesar de vencer o prêmio e ser o carro que menos perde valor no Brasil, o modelo piorou sua qualificação frente à lista de 2016, na qual perdia apenas 4,5% do valor.
"O que aconteceu é que a procura pelo HR-V foi tão absurdamente grande no ano passado que gerou um índice extraordinário. Este ano. o modelo entrou num patamar mais próximo do convencional", afirmou jornalista Joel Leite, colunista de UOL Carros e idealizador da premiação conjuntamente com a agência Molicar.
Veja mais
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ UOL Carros no Twitter
+ Inscreva-se no YouTube de UOL Carros
+ UOL Carros no Instagram
"O estudo é feito desde 2001 para dar consumidor uma orientação mais precisa sobre o valor efetivo pago pelo carro nas revendas. Ele sabe quanto vai perder na hora de revender seu carro usado", afirma Joel Leite, que criou o selo a pedido de empresas para melhor entender a visão sobre seus produtos pelo mercado.
É a segunda vez em 17 anos de premiação que um SUV. O próprio HR-V foi o primeiro a quebrar a "sina", em 2016. Antes dele, a picape Fiat Strada foi ganhadora em 2013, único ano até então em que um hatch pequeno não havia levado o prêmio.
Mudança de rumo
É importante ressaltar a menção feita à Citroën, vencedora por marcas e aquela que teve a maior alteração percentual: 5,7 pontos percentuais. Isso equivale a dizer que, na média, a marca e seus modelos perdiam 18,1% do valor em um ano. Agora perdem menos: 12,4% em um ano.
Para uma marca até hoje estigmatizada pela fama de "ruim de pós-venda" contraída ainda na chegada do grupo PSA (que inclui também a Peugeot), há mais de 15 anos, é uma melhoria significativa de valores, que ajuda a alterar também a imagem da Citroën junto aos consumidores.
"Nosso resultado hoje é reflexo de uma política que tomamos há alguns anos, quando detectamos fortes problemas em nossos valores residuais e custo de manutenção. Fizemos um forte trabalho em cima disso", afirmou Paulo Solti, diretor geral da Citroen do Brasil, ressaltando o programa de revisão a R$ 1 por dia.
No histórico do prêmio, Honda, GM e Fiat são as grandes vencedoras de valorização de usados, de acordo com o selo.
Como é feita a medição
Para se chegar ao resultado do "Selo de Maior Valor de Revenda", leva-se em conta medição durante um período de 12 meses que leva em conta: valores da Tabela Fipe, valores reais informados nas transações, atendimento ao cliente no pós-venda, valor e serviço prestado na reposição de peças e até algo mais subjetivo, mas que ainda mancha a reputação de algumas marcas e seus modelos: falhas no tratamento e atendimento a pessoas físicas e empresas no pós-venda.
Foram 120 modelos de 24 marcas analisadas, sempre com média acima de 1.000 unidades no período de 12 meses, exceção feita a híbridos e elétricos (que vendem menos que isso no ano cheio).
Na história da premiação, o Chevrolet Celta ainda é o carro com o maior número de vitórias, sete. Fiat Palio (três), Chevrolet Onix (duas), Fiat Uno (duas) e agora HR-V (dias), além de Fiat Strada (uma) foram os demais vencedores.
Confira abaixo os carros que menos perderam valor em 2017:
Carros que menos desvalorizaram em 2017
-
Citroën (marca)
A fabricante foi mencionada pela guinada: antes, seus modelos desvalorizavam na média 18,1%, passando agora para 12,4%, graças a programas como o custo de revisão fixo ("R$ 1 ao dia") para os principais modelos da marca, como o C3. Leia mais
-
Volkswagen up!
Vencedor da categoria "Hatches de entrada", com 9,3% de desvalorização. Leia mais
-
Chevrolet Onix
Vencedor da categoria "Hatches compactos", com 9,2% de desvalorização (8,3% em 2016). Leia mais
-
Volkswagen Golf
Vencedor da categoria "Hatches médios", com 12% de desvalorização. Leia mais
-
Hyundai HB20S
Vencedor da categoria "Sedãs pequenos", com 10,2% de desvalorização. Leia mais
-
Honda City
Vencedor da categoria "Sedãs compactos", com 10,3% de desvalorização. Leia mais
-
Honda Fit
Vencedor da categoria "Monovolumes/minivans", com 9,7% de desvalorização. Leia mais
-
Toyota Corolla
Vencedor da categoria "Sedãs médios", com 9,3% de desvalorização. Leia mais
-
Volkswagen Golf Variant
Vencedora da categoria "Peruas", com 11,3% de desvalorização. Leia mais
-
Mercedes-Benz Classe A 200
Vencedor da categoria "Hatches premium", com 14,3% de desvalorização. Leia mais
-
Ford Fusion
Vencedor da categoria "Sedãs grandes", com 14,5% de desvalorização. Leia mais
-
Toyota Prius
Vencedor da categoria "Híbridos/elétricos", com 11,3% de desvalorização. Leia mais
-
Volkswagen Saveiro
Vencedora da categoria "Picapes pequenas", com 11,8% de desvalorização. Leia mais
-
Fiat Toro Volcano
Vencedora da categoria "Picapes compactas", com 9,3% de desvalorização. Leia mais
-
Toyota Hilux
Vencedora da categoria "Picapes médias", com 14,2% de desvalorização. Leia mais
-
Honda HR-V
Vencedor da categoria "SUVs pequenos" e campeão geral, com 8,8% de desvalorização. Leia mais
-
Range Rover Evoque
Vencedor da categoria "Crossovers", com 16,7% de desvalorização. Leia mais
-
Jeep Compass
Vencedor da categoria "SUVs compactos", com 9,1% de desvalorização. Leia mais
-
Volvo XC60
Vencedor da categoria "SUVs médios", com 15,2% de desvalorização. Leia mais
-
Toyota SW4
Vencedor da categoria "SUVs grandes", com 12,7% de desvalorização. Leia mais
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.