Seu Automóvel

GM domina internet no Brasil; BMW é bem lembrada no resto do mundo

Murilo Góes/UOL
Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil desde 2015 -- não à toa, GM é a marca mais buscada da internet brasileira Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/05/2017 08h00

Pesquisa recente realizada pela SEMrush, empresa de marketing digital e fornecedora de ferramentas de monitoramento, divulgada nesta terça-feira (16), apontou que a Chevrolet é a marca de automóveis mais buscada na internet pelo consumidor brasileiro, seguida por Fiat, Honda, Ford e Volkswagen.

O carro mais vendido do país atualmente é o Onix, que terminou os dois últimos anos na liderança do mercado. E que a Hyundai, dona do HB20, vice-colocado no ranking, sequer figura entre as cinco montadoras mais buscadas.

"Os carros buscados na pesquisa são mais do que uma mera curiosidade, eles também revelam muito sobre a estratégia de cada marca e sobre o interesse de compra do público de cada país. Prova disso é o fato de muitas pessoas utilizarem a internet como ferramenta para decidir qual carro comprar", afirma Jana Garanko, chefe de relações públicas da SEMRush para a América Latina.

Também é válido lembrar que algumas marcas já utilizam a web para, inclusive, vender automóveis por completo. Desde o final do ano passado, por exemplo, a Citroën passou a vender seus automóveis por um processo integralmente feito pelo site, sem a necessidade de encaminhamento para a concessionária.

No Brasil

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Chevrolet

    Ter o carro mais vendido do Brasil há dois anos (e contando...) fez a GM ser a marca mais buscada na internet em todo território nacional.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Fiat

    Fiat vem atualizando seu portfólio -- Mobi e Toro foram lançados em 2016 e em breve o Argo começa a ser vendido -- e essa renovação lhe rendeu a segunda colocação entre as montadoras mais buscadas em âmbito nacional.

  • Honda

    As recentes atualizações do HR-V (líder entre os SUVs compactos) e o recente lançamento do WR-V, que começou a ser vendido no final de abril e teve forte procura nas concessionárias, são a prova de que a Honda merece estar no pódio.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Ford

    Constante presença do Ka entre os carros mais vendidos e a regularidade do Fusion e de modelos mais caros da gama Ford, além do sistema Sync de conectividade de última geração da fabricante, explicam o interesse do internauta brasileiro pela marca.

  • Volkswagen

    Mesmo em período de reformulação, a marca que teve o líder de vendas por 26 anos consecutivos nunca deixou de sair da cabeça do consumidor brasileiro. A Volks, que prepara agora a renovação do Polo, apresentou recentemente mudanças na linha do up!, que você confere no vídeo abaixo.

No mundo

  • Imagem: Carlos Osorio/AP Photo
    Carlos Osorio/AP Photo
    Imagem: Carlos Osorio/AP Photo

    EUA

    Marcas japonesas dominam as buscas na internet norte-americana. Três delas estão entre as cinco mais procuradas: Toyota, Ford, Honda, Nissan e BMW, nessa ordem, dominam o ranking de buscas online local.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Reino Unido

    Na ilha onde os carros têm o volante do lado inverso, quatro das cinco fabricantes mais buscadas na internet são alemãs. Na sequência, Audi, BMW, Mercedes-Benz, Ford e Volkswagen são as empresas mais procuradas pelos consumidores ingleses que fazem pesquisas online.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Alemanha

    As três marcas mais buscadas na Alemanha são da casa: BMW, Audi e Mercedes-Benz, nessa exata ordem, formam o pódio entre os internautas locais. Na quarta e quinta colocações aparecem duas empresas estrangeiras, Ford e Hyundai.

  • Imagem: Yoan Valat/EFE
    Yoan Valat/EFE
    Imagem: Yoan Valat/EFE

    França

    Na França, a Volkswagen aparece como intrusa no pódio entre as francesas Renault (a líder entre as mais buscadas) e a Peugeot (terceira colocada). Em quarto colocado está a BMW e, na quinta colocação, aparece a também alemã Mercedes-Benz.

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Índia

    No curioso mercado indiano a Honda é a marca mais buscada pelos internautas, seguida pela sulcoreana Hyundai e (olha ela aí de novo), na terceira colocação, pela BMW. Em quarto e quinto lugares aparecem Lamborghini e Jaguar!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo