Seu Automóvel

Está a pé? Veja 10 dicas para chegar seguro e evitar ser atropelado

Antonio Cicero/Photo Press
Atravesse na faixa de pedestres Imagem: Antonio Cicero/Photo Press

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/10/2017 08h00

UOL Carros trata, sempre que pode, dos cuidados que motoristas ou condutores de moto devem ter com segurança no trânsito, incluindo aí a atenção com o pedestre: faixa de segurança, área de preferência e semáforo devem ser sempre respeitados, conforme determina a legislação.

Mas outro elemento importante na equação é o próprio pedestre, que, adotando alguns hábitos e precauções, ficará muito menos sujeito a atropelamentos, que, infelizmente, tantas vezes resultam em morte.

Com base em informações fornecidas por especialistas do Cesvi/Mapfre, órgão de reparação e segurança viária, selecionamos dez dicas para circular a pé em vias públicas -- inclusive levando crianças -- sem se expor a riscos desnecessários:

  • Sempre atravesse a via em local com semáforo ou faixa de segurança

    Se não for possível, sinalize com uma das mãos a intenção de passagem e só atravesse quando o(s) veículo(s) tiver(em) parado ou reduzido a velocidade, permitindo que você passe sem riscos.

  • Use sempre a calçada e evite caminhar na pista

    Vale, inclusive para o meio-fio, onde um tropeço pode resultar em grave acidente. Só utilize a via dos automóveis durante o tempo necessário para atravessá-la.

  • E se precisar usar a pista?

    Prefira fazê-lo sempre em linha reta, perpendicular à calçada, pois assim o caminho a percorrer é mais curto e rápido. Com isso, o pedestre fica menos exposto.

  • Procure ver e ser visto

    Evite atravessar em curvas ou trechos nos quais os condutores terão dificuldade de enxergá-lo, como na parte superior de uma subida. Atente ao movimento dos veículos nos dois sentidos.

  • Atenção total

    Ao caminhar, espacialmente na hora de atravessar uma rua ou avenida, tenha todos os sentidos sempre atentos. Isso significa nunca fazer a travessia com fones nos ouvidos, pois isso pode dificultar que você perceba um veículo se aproximando.

  • Segure bem as crianças!

    Ao caminhar com crianças, a travessia deve ser feita sempre segurando a mão com firmeza. Ao caminhar na calçada, evite que a criança caminhe perto da via e leve-a sempre pela mão.

  • Atenção com idosos e pessoas com movimentos limitados

    Da mesma forma que com crianças, adultos que estejam acompanhando idosos, gestantes ou pessoas com deficiência devem sempre ajudá-los a fazer a travessia com segurança.

  • Cuidado ao desembarcar e atravessar a rua

    Atravessar uma via junto à dianteira ou à traseira de um veículo, especialmente os maiores, como caminhões e ônibus, é assumir um risco alto de ser atropelado, pois dificulta não apenas o campo de visão do pedestre, como também dos motoristas e motociclistas.

  • Não precisa correr

    Para não ficar sujeito a tropeços ou à possibilidade de pisar em um buraco, principalmente em dias chuvosos, evite movimentos bruscos e repentinos, como correr. E isso vale tanto para quem começa a correr antes de atravessar ou no meio da passagem: isso pode surpreender o motorista ou o motociclista, que já acompanhava um tipo de passada, complicando a situação.

  • Sinais são para todos

    Essa parece óbvia, mas nunca é demais lembrar: as regras de trânsito valem para todos e, como os condutores de veículos, os pedestres devem respeitar a sinalização, incluindo o semáforo.

Fonte: Cesvi/Mapfre

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo