! Economize combustível: 10 dicas simples de seguir para poupar com seu carro - 10/10/2017 - UOL Carros

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Economize combustível: 10 dicas simples de seguir para poupar com seu carro

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Imagem: Getty Image

Alessandro Reis

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

10/10/2017 04h00

Hoje em dia a palavra de ordem das montadoras é eficiência energética, com veículos e, especialmente motores, cada vez mais tecnológicos para render o mesmo desempenho de sempre com cada vez menos combustível. A prática do "downsizing" é um dos exemplos mais conhecidos, consistindo em trocar motores grandes por unidades menores, geralmente sobrealimentadas por turbo e/ou injeção direta, além de outros recursos, para reduzir o consumo sem abrir mão da performance.

Porém, mesmo com tanta tecnologia, uma peça continua essencial para o veículo gastar menos combustível -- ela fica posicionada entre o volante e o banco do motorista. Exatamente: você. Estilo de condução, cuidados com manutenção e até rodar com o tanque na reserva, por exemplo, são fatores pessoais que podem significar dinheiro a mais ou a menos no bolso no final do mês.

UOL Carros conversou com Gilberto Pose, coordenador técnico de combustíveis da Raízen, para elencar algumas dicas simples para você deixar menos grana no posto de combustível e prolongar a vida útil do motor. Confira.

 

Dicas de UOL Carros

  • Não caia na armadilha do combustível adulterado

    A dica mais óbvia é abastecer com combustível de qualidade, com procedência garantida e preferencialmente em posto com bandeiras conhecidas para reduzir o risco de colocar no tanque um produto adulterado, que eleva o consumo e ainda pode causar danos ao motor e outros componentes do veículo.

  • Não encha até o talo

    Gilberto Pose recomenda nunca colocar mais combustível após o gatilho do bico da bomba desarmar, indicando que o nível no tanque já está próximo ao gargalo. O especialista explica que, nos veículos modernos, existe um dispositivo chamado de cânister, responsável por aproveitar os gases resultantes do combustível, levando-os para a câmara de combustão do motor via coletor de admissão. Com o tanque quase transbordando, há risco de combustível passar para o cânister.

    "Isso danifica o componente -- que não foi feito para receber líquido -- que perde a função de aproveitar os gases. Além disso, a central eletrônica do motor entende que há algo de errado e isso afeta seu funcionamento em geral, elevando o consumo. Sem falar que, enchendo até a boca, há risco de transbordamento, com desperdício e potencial dano à pintura", explica. Além disso, o sistema automático protege o frentista do posto, que fica menos exposto a esses gases dos combustíveis, que são tóxicos.

  • Não rode "na reserva"

    Rodar com o tanque na reserva, sempre com a luzinha acesa, pode causar prejuízos. "O próprio combustível ajuda a lubrificar e refrigerar a bomba de combustível. A cada vez que você liga o carro, a bomba envia combustível para o motor e o excesso retorna ao tanque, aquecido. Com pouco líquido, a temperatura dele fica mais alta que o indicado e não resfria a bomba, que pode travar", explica Pose. Ele também alerta que, com pouco volume, risco de a bomba sugar resíduos e sujeiras no fundo do tanque aumenta, o que também coloca seu funcionamento em risco e pode até chegar aos bicos injetores, prejudicando a performance e elevando o gasto.

  • Manutenção em dia poupa combustível também

    Siga os prazos e as especificações do fabricante para a troca de fluidos e filtros do motor indicados no manual, especialmente no que se refere ao óleo lubrificante. Também verifique as condições das correias, velas e cabos de vela. Todos esses itens de manutenção constante influenciam no funcionamento do carro e, em condições inadequadas, contribuem consideravelmente para elevar o consumo.

  • Carro não é armário (leve só o necessário)

    Andar com o carro cheio de bagagens no porta-malas ou bagagem sem necessidade eleva o peso do automóvel. Isso aumenta o consumo. Portanto, carregue apenas o necessário e se livre dos "pesos-mortos".

  • Alivie o pé direito

    Prefira um estilo de condução mais suave, com acelerações lineares e troca de marchas no tempo certo, sem "esticar" se não houver necessidade. Evite frenagens e desacelerações bruscas para não apenas poupar combustível, como também prolongar a vida útil de diversos componentes. Outra dica é, dentro do possível, escapar do trânsito de horários de pico -- o para-e-anda dos congestionamentos é um dos fatores que mais impactam no consumo, além de causar maior desgaste.

  • Pneus podem gastar mais que o motor

    Também não deixe de manter os pneus calibrados corretamente -- pneus vazios são grandes vilões para elevar o consumo, pois ampliam a superfície de contato com o solo, criando mais atrito. Com isso, sobe também a força necessária para o veículo se movimentar.

    Mas fique atento: como o ar quente se expande, os pneus devem sempre ser calibrados frios para garantir a aplicação da pressão correta, indicada no manual. Verifique a calibragem antes de pegar a estrada ou a cada 15 dias, aproximadamente, sem esquecer de incluir o estepe.

  • Rode sempre quente

    Embora atualmente a maioria das montadoras não traga uma recomendação específica para aguardar o aquecimento do motor antes de começar a rodar, Gilberto Pose afirma que esse costume é benéfico para o veículo e ajuda no consumo de combustível. "Nunca é bom sair com o motor frio, exigindo o máximo do funcionamento do propulsor. Ao entrar no carro, dê ignição no motor antes de colocar o cinto, ligar o som e ajustar o banco. Três minutos são suficientes para o óleo subir e lubrificar as partes altas", destaca. Com o motor mais quente, as partes metálicas também se expandem, reduzindo folgas e fazendo o carro ficar mais "solto". A recomendação é não acelerar demais nem esticar marchas enquanto o propulsor não estiver na temperatura ideal.

  • Nada de "banguela"

    A prática, apesar de perigosa, até poderia ajudar a reduzir o consumo em carros carburados mais antigos. Mas isso não se aplica a modelos com injeção eletrônica. "Ao colocar o câmbio no ponto-morto, a central eletrônica entende que o carro está parado e injeta combustível no motor apenas para mantê-lo em funcionamento de marcha lenta", analisa Pose. Além disso, ele avisa que esse costume é perigoso em descidas, pois carro desengatado perde a função do freio-motor e fica mais difícil de ser controlado, elevando risco de acidentes.

  • Ar-condicionado ou vidro aberto

    O uso do ar-condicionado interfere diretamente no consumo de combustível, que pode subir em média até 10%, pois o equipamento necessita da força do motor para fazer girar o compressor do gás refrigerante, por meio de uma correia. Além disso, rodar com os vidros abertos, mesmo com o ar desligado, aumenta a resistência do veículo ao ar e também faz o motor beber mais.

Tradutor: Dez dicas simples para preservar seu carro e reduzir o consumo

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