Seu Automóvel

Do Polo ao Argo, veja prós e contras dos melhores compactos premium

Arte UOL Carros
Imagem: Arte UOL Carros

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/09/2017 04h00

A categoria de hatchbacks compacto com "algo a mais", classificados pelas fabricantes como "premium", incorporou importantes novidades tecnológicas com os recentes lançamentos de Volkswagen Polo e Fiat Argo, dois players deste segmento.

Equipamentos como quadro de instrumentos 100% digital, tecnologia stop-start (que desliga e religa o motor rapidamente para economizar combustível) e sistemas multimídia com interface para Apple CarPlay e AndroidAuto são itens cada vez mais comuns nestes carros.

Outros modelos dessa faixa de mercado -- que começa na casa dos R$ 50 mil e termina já perto dos R$ 80 mil -- tentam se manter competitivos às novas investidas com preços mais "interessantes" enquanto esperam pela próxima atualização.

UOL Carros reúne abaixo cinco exemplos do melhor que o segmento tem a oferecer. Confira.

Top 5 Hatches premium

  • Volkswagen Polo

    Preço: de R$ 49.990 a R$ 69.190.

    Prós: É atualmente o carro mais tecnológico e conectado do segmento, com a plataforma mais moderna e um dos conjuntos mecânicos mais eficientes. Também foi perfeito no teste de segurança do Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e para crianças e promete ter a cesta de reparos (itens mais propensos a trocas) mais barata do segmento, o que também pode influenciar num valor de seguro menor.

    Contras: Preço da versão mais cara com todos os opcionais (incluindo bancos de couro e o inédito -- para o segmento -- painel de instrumentos 100% digital) chega a R$ 75.940, praticamente o preço de um médio de entrada, como o Golf. Leia mais

  • Fiat Argo

    Preço: de R$ 46.800 a R$ 81.400.

    Prós: Oferece o desenho que mais entorta pescoço por onde passa (muito ainda pelo fator novidade), tem bom acabamento, ótimo espaço interno, sistema de som interessante e o maior número de concessionárias entre os cinco carros dessa lista.

    Contras: Com todos os opcionais, fica ainda mais caro que o Polo: R$ 81.400. Além disso, o motor 1.8 (das versões de topo) é beberrão, enquanto o câmbio automatizado GSR (combinado apenas com o motor 1.3 Firefly) é impreciso ao extremo. Leia mais

  • Imagem: Murilo Góes/UOL
    Murilo Góes/UOL
    Imagem: Murilo Góes/UOL

    Ford Fiesta

    Preço: de R$ 53.660 a R$ 75.290.

    Prós: Além da proposta mais dinâmica por conta da posição de dirigir mais baixa, o Fiesta tem ótimo temperamento por conta do motor 1.0 Ecoboost (Turbo) de 125 cv.

    Contras: Câmbio automatizado de dupla embreagem conta com diversas reclamações, plataforma de projeto antigo e espaço interno são pontos que poderiam melhorar com uma nova geração, mas por enquanto não há planos para isso acontecer -- a Ford vai apenas atualizar o Fiesta no primeiro semestre de 2018. Leia mais

  • Honda Fit

    Preço: de R$ 58.700 a R$ 80.900.

    Prós: Amplo espaço interno e versatilidade sempre foram os maiores destaques do Fit, que no Brasil é vendido como monovolume, mas joga entre hatches no exterior. A fama de inquebrável faz jus graças à boa rede de assistência da Honda. O modelo 2018 incorpora, na versão mais cara, faróis Full LED (mas sem comando automático!), controles de estabilidade e tração e assistência extra na caixa de direção durante manobras em velocidade.

    Contras: É o carro que tem os valores mais altos de toda a turma, além ser o modelo de motor e caixas de câmbio mais "simples". Fora isso, ele deve entrar em uma briga interna de vendas contra o próprio WR-V. Leia mais

  • Citroën C3

    Preço: de R$ 43.990 a R$ 65.490.

    Prós: É o mais barato e, de acordo com dados do Inmetro, o mais econômico do grupo (quando equipado com o motor 1.2 PureTech). Recentemente ficou mais agradável de se guiar nas versões 1.6 com o câmbio automático de seis marchas e ainda pode oferecer o agradável parabrisa Zenith.

    Contras: Ainda carrega a fama de ter peças caras por ser de origem francesa, tem uma das plataformas de concepção mais antigas entre os carros do segmento e, por conta disso, um dos espaços internos mais apertados. Leia mais

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Seu Automóvel

Topo