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Coreia do Sul também é pedra no sapato da Alemanha quando assunto é carro

"Coreia do Sul deixando a Alemanha para trás não é tão novidade assim", diz a peça feita para as redes sociais - Divulgação
"Coreia do Sul deixando a Alemanha para trás não é tão novidade assim", diz a peça feita para as redes sociais
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/06/2018 16h30

A surpreendente vitória da Coreia do Sul sobre a Alemanha na Copa do Mundo de futebol foi um prato cheio para brincadeiras na internet. Até a Hyundai do Brasil entrou na onda com uma tirada bem-humorada envolvendo o Volkswagen Gol.

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Se o trunfo sul-coreano estava longe de ser esperado, na indústria automobilística já faz algum tempo que a Coreia do Sul incomoda os alemães. Por isso, UOL Carros separou sete momentos em que os asiáticos não só atrapalharam como desbancaram a Alemanha.

Os golaços sobre rodas da Coreia

  • Divulgação

    HB20 supera Gol

    O Hyundai HB20 estreou em 2012 com a missão de sacudir o mercado brasileiro. Consolidou a tarefa três anos depois, quando enfim alcançou o top-3 no ranking nacional de vendas e superou, entre outros modelos, o antigo best-seller Volkswagen Gol. Desde então, nunca foi ameaçado pelo rival da marca alemã. A Hyundai, inclusive, usou o bom humor para relembrar este feito logo após outra façanha sul-coreana, no caso a vitória sobre os alemães na Copa do Mundo de futebol disputada na Rússia. Leia mais

  • Divulgação

    Campeões em qualidade

    A consultoria de qualidade JD Power, especializada em analisar o índice de satisfação dos consumidores pelo mundo -- analisando o número de problemas a cada 100 veículos durante os primeiros 90 dias de uso --, colocou três fabricantes coreanas nas três primeiras posições do ranking de 2018: Genesis (marca de luxo da Hyundai), Kia e Hyundai. Feito inédito na história da indústria automotiva do país. Além disso, a Kia foi a marca de grande volume mais bem qualificada pelo quarto ano consecutivo. Quem aparece logo atrás delas, na quarta posição? Uma marca alemã, claro, a Porsche. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Kia Stinger > Audi A8

    O Kia Stinger agradou bastante o júri formado por 60 jornalistas de 23 países na edição 2018 do renomado prêmio European Car of the Year (Carro Europeu do Ano, em tradução livre). Elogiado por grande parte da imprensa especializada, especialmente por causa de seu design e dirigibilidade, o sedã-cupê recebeu 204 pontos na votação e terminou em quarto lugar entre sete concorrentes. Pode não parecer um feito tão grande, mas foi suficiente para deixá-lo à frente do luxuoso e tecnológico Audi A8, sexto colocado. Leia mais

  • Divulgação

    Na casa do inimigo

    A Hyundai queria fincar raízes na Europa para atuar e entender melhor o mercado. Qual o país escolhido para estabelecer uma sede? Sim, a Alemanha, na cidade de Russelsheim. A fabricante também instalou um centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Frankfurt. Pertencente ao mesmo grupo, a Kia também invadiu o país tetracampeão mundial, com um estúdio de design em Frankfurt.

  • Divulgação

    Aliciamento de designers

    Peter Schreyer foi um desenhista importante do grupo Volkswagen: sua principal contribuição foi trabalhar no projeto do Audi TT. Em 2005, a Kia precisava fortalecer sua identidade visual global e resolveu "roubá-lo" da concorrente alemã. Lá, Schreyer virou chefe de design e inaugurou a tendência chamada "nariz de tigre", caracterizada pela grade frontal inspirada no focinho do felino. Deu tão certo que o designer se tornou, em 2012, o primeiro presidente não coreano da história da marca. "Não devíamos tê-lo deixado partir", afirmou o então CEO da Volkswagen, Ferdinand Piëch, em entrevista à Automotive News. Leia mais

  • Invasão de Nürburgring

    Nascida em 2017, inspirada nas alemãs AMG, M e RS, a divisão esportiva Hyundai "N" escolheu justamente a pista de Nürburgring, a mais mítica da Alemanha e talvez do mundo, como "quintal" para avaiar seus produtos e instalar um centro de testes. Cada veículo avaliado completa de 420 a 480 voltas em Nürburgring, tanto em pista seca quanto molhada. A marca coreana diz que consegue simular até 180 mil quilômetros de rodagem severa (o equivalente ao ciclo de vida médio de um automóvel) em apenas quatro semanas.

  • Divulgação

    Primeira vitória no rali

    A Hyundai Motorsport GmbH nasceu em 2014 para marcar a volta da marca ao WRC (Campeonato Mundial de Rali). Até então, a marca havia participado de forma oficial apenas de 2000 a 2003. O programa sul-coreano logo rendeu frutos, com um terceiro lugar na etapa do México -- apenas a terceira da equipe na temporada 2014. A primeira vitória da segunda trajetória veio cinco provas depois, no Rali da... Alemanha, que também é o país onde fica a sede do time.