Topo

Seu Automóvel

Conheça cinco dicas rápidas para deixar seu carro ajeitadinho no inverno

Getty Images/iStockphoto
Serviços de revisão e manutenção ajudam a manter o veículos nas condições ideias de uso, principalmente no frio Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/07/2017 04h00

Para evitar surpresas em meio às temperaturas baixas de inverno e deixar a manutenção em dia, o motorista deve ficar atento ao funcionamento de alguns itens importantes do carro, como bateria, pneus, palhetas, sistema do ar-condicionado e de partida no motor.

Segundo Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi (Centro Brasileiro de Experimentação e Segurança Viária), essa atenção especial aos componentes pode fazer a diferença no desempenho mecânico e elétrico.

Em períodos de inverno, motoristas podem ter problemas antes mesmo de sair da garagem ao tentar dar a partida no carro. "A persistência em tentar fazer o veículo 'pegar' pode provocar a descarga mais rápida da bateria, pois é justamente nesses períodos que elas são mais exigidas", explica o especialista.

Outra dica importante está relacionada aos aditivos e óleos, já que o motorista, na maioria das vezes, esquece de olhar o que está indicado no manual. "Em temperaturas baixas, eles têm uma função extremamente importante que é de evitar a corrosão de várias partes do sistema de arrefecimento. No frio, é indicado que o motorista use óleo lubrificante menos viscoso, pois ele facilita a lubrificação nos primeiros momentos de funcionamento do motor", avisa.

Com ajuda do Cesvi, UOL Carros lista cinco dicas rápidas para evitar problemas.

Fique atento

  • Divulgação

    Gasolina no tanquinho de partida a frio

    Em carros flex ou a álcool existe um reservatório de combustível para partidas a frio do motor. Procure mantê-lo sempre cheio de gasolina, preferencialmente aditivada, para garantir partidas mais rápidas sem consumir demais a bateria do veículo.

  • Reprodução

    Pneus

    Verifique a pressão de cada um dos pneus de acordo com a calibragem recomendada pela fabricante no manual do veículo. Lembre-se sempre de fazer a verificação com os pneus frios.

  • Murilo Góes/UOL

    Ar-condicionado

    Crie o hábito de limpar e substituir o filtro do ar-condicionado para retirar os contaminantes externos, acumulados ao longo tempo. Não existe prazo de quilômetros rodados aconselhado para isso, por isso é importante procurar um mecânico de confiança.

  • Zanone Fraissat/Folhaprress

    Luzes e palhetas

    Avalie e verifique o funcionamento correto das luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis, luzes de condução e também das palhetas dos limpadores, que são primordiais para a visibilidade do veículo.

  • Moacyr Lopes Junior/Folhapress

    Preservando o motor

    Evite acelerações com rotações muito altas logo ao dar a partida. O mais recomendado é que ele primeiro atinja a temperatura ideal de trabalho, para garantir a lubrificação eficiente em todo o seu sistema.

Mais Seu Automóvel