Carros

Conheça 10 opções de estilo para deixar moto com sua cara

Divulgação
Encontros, concursos e corridas são cenários propícios para a personalização Imagem: Divulgação

Arthur Caldeira

Da Infomoto

26/05/2016 08h00

A “mania” de customizar motos não é nova. Há indícios de que os motociclistas já mexiam em suas motos na década de 1920, logo depois de os veículos motorizados de duas rodas começarem a se popularizar em todo o mundo.

Assim como outras tendências, a personalização tem ciclos de altos e baixos, e atualmente está mais em voga do que nunca na Europa, Estados Unidos e até mesmo no Brasil. Diversas oficinas independentes estão transformando modelos originais em belas e exclusivas obras de arte.

Essa onda se espalhou de tal forma que “contaminou” também as fabricantes. Estas passaram a lançar motos facilmente customizáveis , caso da BMW R nineT, da Ducati Scrambler ou da recém-lançada Triumph Bonneville.

Inspirações são diversas, mas sempre bebendo na fonte do vintage. Infomoto preparou lista com os estilos mais populares, que podem ser usados como mera diretriz para quem quer deixar a imaginação voar. Conheça:

Tipos de customização

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Cafe Racer

    As motos usadas pelos jovens ingleses nas décadas de 1950 e 60 tinham como característica redução de peso, guidão curvado, pedaleira recuada e banco com carenagem no lugar do assento do garupa. Tudo para disputar ?rachas? nos arredores de Londres. O nome veio do hábito dos motociclistas de se encontrar nos cafés dos anéis viários da cidade.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Bobber

    Estilo nascido nos Estados Unidos pós-II Guerra Mundial. Os soldados que retornavam das batalhas na Europa queriam motos leves e mais ágeis do que as Harley e Indian disponíveis na ?terra do Tio Sam?. Por isso ?arrancavam? carenagens e peças supérfluas, e adotavam rodas de mesmo diâmetro para melhorar a ciclística. O termo tem origem nas corridas de cavalos, já que os treinadores encurtavam (to bob) os rabos dos animais a fim de melhorar o desempenho.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Scrambler

    Um dos estilos mais populares da atualidade, vem da tradição de "mexer" (to scramble) na mecânica. A onda começou em 1949, quando foi lançada a Triumph TR5 Trophy, e sua inédita ciclística off-road. A Trophy foi um divisor de águas por oferecer o que até então era feito somente em garagens. Hoje os customizadores fazem o caminho inverso: transformam nakeds em estilosas scramblers.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Chopper

    Aqui a mudança fundamental é alongar o garfo dianteiro e aumentar o ângulo de cáster. O melhor exemplo de chopper é a ?Capitão América? pilotada por Peter Fonda no filme ?Easy Rider?. Aliás, seu surgimento remonta dos anos 60. O Tom Fugle do El Forastero, um dos primeiros motoclubes americanos, é considerado um dos pioneiros no estilo chopper.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Tracker

    Em paralelo com as Scramblers, as Trackers (normalmente Harley, Indian e Triumph) eram usadas nos circuitos ovais de terra batida. Este ?esporte? e vertente ainda tem seus adeptos, que investem altas somas em pneus para off-road, guidões relaxados e suspensão traseira a gás. Com a recente onda custom retrô, até a Ducati lançou uma versão tracker para seu modelo Scrambler.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Rat Bike

    Mais raro de ser ver, o Rat Style funciona como nos carros ?ratos?: veículos antigos, com tanques e peças enferrujados que dão um visual largado, porém ornando com toques cromados e minimalistas, além de mecânicas reluzentes e poderosas. Motos em estado putrefato ou, ruins para restaurar rendem boas ?ratonas?. A moto pilotada pelo personagem Daryl Dixon na série de TV ?The Walking Dead? é um exemplo.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Brat Style

    Criado por uma customizadora japonesa para transformar motos acessíveis, como a Yamaha XS 650 ou a Harley Sportster: assentos baixos e retilíneos, lanternas pequenas e charmosas e para-lamas bem curtos deixam visual limpo e urbano. Muitas das customizações atuais têm influência da escola ?brat?: usam guidões retos vindos das trackers, suspensões rebaixadas e pintura escura e livre de cromados -- no máximo partes mecânicas polidas.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Streetfighter

    Essa vertente surgiu em meados dos anos 1990 na Europa: trata-se basicamente de "depenar? esportivas japonesas para aliar a cavalaria de seu motor a uma ergonomia mais amigável, como nas nakeds. Outro exemplo que surgiu nas garagens e ganhou a linha de montagem das fábricas, caso da Triumph Speed Triple (que era a Daytona 955i sem carenagem).

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Bagger

    O termo ?bagger? pode ser explicado como uma moto Harley-Davidson com malas laterais rígidas. Originárias dos Estados Unidos, as baggers também ganham pinturas chamativas e rodas maiores (aro 19 ou 21 na dianteira), em geral cromadas e reluzentes. O estilo faz tanto sucesso por lá que a americana Victory até criou uma bagger de fábrica, a Magnum.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Art bike

    Mais raras e exclusivas, as ?Art bikes?, ou ?motos arte? são o resultado da visão singular de alguns customizadores. Refletem mais um exercício de escultura cinética do que um meio de transporte. Bons exemplos são as motos do americano Maxwell Hazan ou do japonês Shinya Kimura, radicado nos Estados Unidos. Verdadeiras obras de arte, lindas de se olhar, mas sem a preocupação com conforto ou maneabilidade.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Carros

Topo