Salão de Frankfurt

Conceitos de Frankfurt andam sozinhos e até viram parte da casa; assista

Newspress
Imagem: Newspress

Marcelo Sant?Anna e Maísa Salmi

Do Auto+

21/09/2017 04h00

Como acontece já há alguns anos nas mais importantes mostras internacionais de automóveis, o Salão de Frankfurt 2017 caprichou na oferta de carros-conceitos, os grandes responsáveis por indicar quais serão os caminhos que a indústria do automóvel vai percorrer no futuro.

Nesta edição, os modelos eletrificados e equipados com sistemas de condução autônoma tiveram grande destaque, com modelos de diferentes tamanhos e propostas superinteressantes. Listamos cinco destaques.

SIGA UOL CARROS

+ Inscreva-se no canal do Youtube: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/

Cinco propostas para o futuro

  • Audi Aicon Concept

    A marca das quatro argolas apresentou a nova geração do A8, um conceito chamado Elaine e o Aicon. Mais futurista, este último é um sedã superluxo com apenas dois lugares que dispensa volante e pedais para antecipar um cenário de condução autônoma extrema (nível 5, enquanto o Elaine está no nível 4 e o A8, no nível 3), em que nenhuma interferência humana se faz necessária. Toda sua iluminação é feita por painéis digitais e a autonomia pode chegar a 600 km.

  • Imagem: Newspress
    Newspress
    Imagem: Newspress

    Mini Electric Concept

    Até a tradicional britânica Mini, que pertence ao grupo BMW, se rendeu à era dos carros elétricos. O conceito elétrico apresentado no Salão deixa claro que o pequeno hatch (que nem é mais tão pequeno assim) vai ganhar uma variante movida a eletricidade já na atual geração -- algumas versões do modelo, como o Cooper Countryman, já contam com tecnologia híbrida plug-in. A promessa do primeiro Mini 100% elétrico é surgir em 2019.

  • Imagem: Fernando Guerra/Philips/AP
    Fernando Guerra/Philips/AP
    Imagem: Fernando Guerra/Philips/AP

    Renault Symbioz Concept

    Renault Symbioz é o protótipo pensado para se integrar à rotina e até à casa do proprietário. As funções de carro e domicílio se conectam via WiFi, o que permite ao veículo (100% autônomo) se adaptar sozinho à vida de seus usuários e interagir com sua casa e a cidade. No "modo carro", tem dois motores elétricos, autonomia de 500 quilômetros e faz de 0 a 100 km/h em 6 segundos. O nome remete ao termo "simbiose", de interação entre seres vivos, mas também por conta da integração entre as empresas que bolaram o projeto: além da Renault, LG (telas), Ubisoft (sistema operacional), Devialet (comunicação), Sanef (navegação), TomTom (navegação autônoma), IAV (engenharia) e Philips (iluminação) se esforçam para torná-lo realidade até 2023.

  • Imagem: Newspress
    Newspress
    Imagem: Newspress

    Mercedes-Benz EQA Concept

    Segundo a empresa, as letras "EQ" significam inteligência elétrica, enquanto o "A" faz referência à carroceria hatch compacta -- o EQA é um pouco maior que o atual Classe A e, em um futuro breve, pode inspirar seu substituto. Tem dois motores elétricos (um em cada eixo), tração sob demanda e diferentes modos de condução, podendo chegar à autonomia máxima de 400 quilômetros.

  • Imagem: Tobias Schwarz/AFP
    Tobias Schwarz/AFP
    Imagem: Tobias Schwarz/AFP

    BMW i Vision Dynamics Concept

    Aposta da marca bávara é neste cupê de quatro portas totalmente elétrico, possível rival do Tesla Model S. Proposta é oferecer um carro de condução autônoma com 600 quilômetros de autonomia, a mesma do Aicon, mas sem perder a capacidade de divertir os passageiros, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 4 s. Na linha "i" de carros eficientes da BMW, ele deve ser posicionado entre o i3 e o i8.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Salão de Frankfurt

Topo