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Carro usado: Faça o test-drive e saiba o que observar antes da compra

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Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/11/2018 16h30

Resolveu aproveitar um negócio como um seminovo? Você tem tudo para se dar muito bem, mas entre os pontos que não podem ser esquecidos, está o test-drive. E, o principal, saber o que observar nessa hora!

Se já fez o checklist básico, conferiu o laudo cautelar e confirmou a boa procedência, chegou a hora de seguir um passo a passo básico para aproveitar bem o test-drive.

Principal dica: uma verificação eficiente pede que se observe o veículo por alguns dias. Ainda assim, especialistas recomendam ficar atento ao conjunto motor e câmbio, o que pode ser observado logo no test-drive preliminar à compra evitando dores de cabeça (e muito gasto) no futuro.

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O que observar

  • Ligue o carro. Simples assim

    Comece testando a partida do motor, para checar se isso acontece rápido ou demora. Assim dá para saber se há algum problema no sistema de ignição ou na bateria.

  • Câmbio funciona bem?

    Com o carro em movimento, você deve prestar atenção nas trocas de marcha, se há folga no movimento da alavanca ou algum tranco. Observe também o funcionamento da embreagem. É bastante interessante fazer o teste de saída em rampa, assim dá para analisar como a embreagem se comporta numa situação onde é mais exigida. Caso perceba alguma trepidação no pedal, é sinal de que há problema.

  • Suspensão em ordem?

    Tente fazer um percurso onde seja possível passar por um obstáculo, como uma lombada ou tartaruga. Note se há ruídos na suspensão ao passar pelos obstáculos. Caso escute algum barulho, desconfie.

  • Rodas alinhadas

    Verifique o alinhamento da direção fazendo um teste simples. Em linha reta e em local seguro, acelere até a velocidade de 50 km/h e solte a direção por alguns segundos. Note se o carro segue não muda a trajetória, puxando para o lado esquerdo ou direito. Fique atento também se há alguma vibração no volante.

  • Não se esqueça dos freios

    Faca um teste de frenagem. Em linha reta e com segurança, acelere novamente até atingir 50 km/h e freie totalmente. Perceba se a frenagem foi eficiente e preste atenção se os discos e pastilhas estão gerando ruído muito forte.

Fonte: Flávio Figueiredo, consultor de automóveis seminovos

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