Topo

Brasileiro nunca comprou tanto SUV quanto em 2017; veja os mais vendidos

Hyundai Creta foi um dos maiores destaques em vendas no ano: terceiro lugar no ranking de SUVs - Murilo Góes/UOL
Hyundai Creta foi um dos maiores destaques em vendas no ano: terceiro lugar no ranking de SUVs
Imagem: Murilo Góes/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2018 08h00

Em 2017 os SUVs alcançaram sua maior participação em toda a história do mercado brasileiro de automóveis: fatia de 22,34%, perdendo apenas para o segmento de hatches compactos (47,27%). Os números são da Fenabrave, a federação que representa as concessionárias.

O bom desempenho é explicado pela e ao mesmo tempo refletiu a enxurrada de lançamentos de utilitários esportivos (ou crossovers, como a maioria deveria ser chamada de maneira mais precisa) que tivemos no ano passado: Hyundai Creta, Renault Captur, Honda WR-V e JAC T40 foram os principais exemplos de produtos que vieram para povoar o mercado ao longo do ano. 

Como consequência, 414.547 unidades com esse tipo de carroceria foram emplacadas de janeiro a dezembro, contra 302.486 no mesmo período de 2016. Alta de 37%.

Veja mais

+ Onix, Gol, Ka e Mobi puxam ascensão dos hatches; veja ranking
Chinesas estão entre marcas que mais cresceram; confira lista
Mercado brasileiro volta a crescer após quatro anos de queda
Brasil vai ter 13 novos itens obrigatórios de segurança em carros

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Maior destaque certamente foi o Jeep Compass, que em seu primeiro ano cheio somou 49.187 unidades comercializadas. Assim, mesmo sendo um modelo de porte médio e, portanto, mais caro no tíquete médio, o modelo da FCA conseguiu roubar do Honda HR-V (47.775 emplacamentos) a liderança da categoria. 

Por falar em HR-V, este sofreu queda de 15% ante o ano anterior, muito devido a uma redução no ritmo de produção para que a Honda pudesse abrir espaço ao WR-V na fábrica de Sumaré (SP).

Outro que acabou canibalizado foi o Renegade. Ofuscado pelo sucesso do Compass, caiu de segundo em 2016 para quarto no ranking do ano passado, com retração de 25,7% no volume de vendas. Melhor para o Creta, que foi muito bem aceito em seu ano de estreia e terminou 2017 como terceiro SUV mais vendido.

A maior decepção talvez seja o Renault Captur, que chegou em fevereiro e jamais conseguiu decolar. Registrou 13.742 exemplares emplacados e terminou atrás até do veterano irmão de plataforma Duster (17.638 unidades). Confira a lista completa:

SUVs mais vendidos de 2017

  • Jeep Compass -- 49.187 unidades (+645,4%)

    Já se esperava que fosse fazer sucesso, já que traz status de carro premium a preço relativamente acessível. Entretanto, é provável que nem os executivos da FCA esperassem vê-lo no topo desta lista, com quase 50 mil exemplares entregues. Leia mais

  • Honda HR-V -- 47.775 unidades (-14,31%)

    A marca japonesa teve de represar a produção para poder encaixar o WR-V na já saturada fábrica de Sumaré. Ainda assim o HR-V continua se mostrando um produto de procura e renome fortes, sendo o carro que menos desvaloriza após um ano de uso (segundo levantamento da agência AutoInforme). Leia mais

  • Hyundai Creta -- 41.625 unidades (estreante)

    Chegou para comprovar que o fenômeno HB20 não foi isolado: os coreanos conseguiram definitivamente romper a barreira de resistência do consumidor brasileiro. Leia mais

  • Jeep Renegade -- 38.330 unidades (-25,7%)

    Ainda vende bem, mas ficou totalmente em segundo plano após a ascensão do Compass. E cá entre nós: a FCA até prefere que seja assim, afinal o Compass é mais caro e rende mais dinheiro a cada unidade vendida. Todavia, já há fortes rumores de que o modelo passará por leve facelift em 2018. Leia mais

  • Nissan Kicks -- 33.464 unidades (+212,5%)

    Outro que completou seu primeiro ano cheio de mercado, e desta vez com produção nacionalizada -- em Resende (RJ) -- e gama de versões totalmente preenchida. Como resultado, galgou um lugarzinho no top 5. Leia mais

  • Ford EcoSport -- 31.195 unidades (+11%)

    Como era fácil a vida antes de o mercado ficar infestado de concorrentes, não? Apesar dos pesares, o precursor do segmento de SUVs compactos ainda dá um caldo, tendo ganhado fôlego depois da reestilização e da troca de trens-de-força realizada em agosto do ano passado. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Renault Duster -- 17.638 unidades (-30,5%)

    Ele é espartano, até simplório, e vem perdendo bastante espaço no mercado nos últimos anos. Mesmo assim, continua fazendo valer a fama de "pau para toda obra" e ocupando um espaço entre os 10 SUVs mais vendidos no Brasil. Leia mais

  • Honda WR-V -- 15.353 unidades (estreante)

    Aceitação possivelmente ficou abaixo daquilo que a Honda esperava, mas foi o suficiente para colocá-lo em oitavo lugar no nosso ranking. Leia mais

  • Renault Captur -- 13.742 unidades (estreante)

    Jamais emplacou como a montadora francesa pretendia, e terminou o ano atrás inclusive do veterano Duster. Leia mais

  • Murilo Góes/UOL

    Toyota Hilux SW4 -- 12.567 unidades (+3,3%)

    Baseado na Hilux, grandalhão é o único veículo de porte grande e, ainda, o único SUV na concepção mais pura do termo a fazer parte desta lista. Leia mais

Fonte: Fenabrave