Carros

Bateu aquele frio? Conheça dicas para pilotar motos em dias gelados

Arthur Caldeira

Da Infomoto

02/06/2016 16h35

A meteorologia avisou: neste ano, as baixas temperaturas chegarão mais cedo e o frio será mais intenso e rigoroso se comparado ao de anos anteriores.

Mas não é por isso que você deve desanimar e deixar de fazer viagens de moto -- afinal, a estação mais fria do ano também costuma ser a menos chuvosa.

Por isso, fique atento: pilotar no frio exige equipamentos adequados, além de cuidados especiais. Confira dicas para não cair numa fria.

Proteja-se da friaca

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Pano sobre pano

    Não subestime o frio: a sensação térmica quando se está parado não é a mesma de quando se está em movimento. Sol, vento e garoa são fatores a ser considerados -- tanto que, em média, a sensação de queda de temperatura chega ser de -10°C quando se está pilotando. A dica, portanto, é vestir várias camadas de roupas para evitar perder calor, principalmente em altas velocidades. Há no mercado opções de "segunda pele", camada de tecido sintético para usar por de baixo das roupas, que são caras, mas valem o investimento e duram bastante.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Sempre equipado

    Faça chuva, sol, frio ou calor, pilote sempre com o equipamento de proteção completo -- capacete, jaqueta, luvas, calças e botas. Além de proteger, o conjunto mantém a temperatura do corpo. Na cabeça, é recomendável usar balaclava sob o capacete e, se possível, uma bandana no pescoço. Ao escolher uma jaqueta, preferencialmente de cordura (espécie de poliéster reforçado), opte por um modelo que tenha forro térmico interno -- daqueles que podem ser removidos no verão. O couro protege do vento, mas não ajuda a manter a temperatura do corpo. Cuidado com gorros e roupas muito largas que possam "segurar" o vento contra o piloto.

  • Imagem: Infomoto
    Infomoto
    Imagem: Infomoto

    Proteja as extremidades

    Luvas são fundamentais no frio. Os modelos de inverno devem ser mais grossos que os convencionais -- algumas marcas vendem luvas que também protegem da umidade. Nos pés, procure utilizar meias grossas e botas de cano alto.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Aqueça os motores

    A moto também sofre com baixas temperaturas. A dica (do manual e de vários mecânicos) é igual: aqueça o motor por, pelo menos, três minutos. Como a temperatura ambiente é baixa, os fluidos e até mesmo o combustível estão frios, o que pode gerar dificuldades para a ignição. Imporante lembrar que o pneu também leva alguns minutos para aquecer e oferecer a aderência necessária, portanto, redobre a precaução nos metros iniciais.

  • Imagem: Divulgação
    Divulgação
    Imagem: Divulgação

    Acessórios para a moto

    Também é possível incrementar a moto com alguns acessórios. Em modelos naked, o parabrisa é um grande aliado. Nas trails, os protetores de mão dão visual bacana e cortam o vento forte que congela as mãos. Em modelos maiores e mais sofisticados ainda existe a possibilidade de se utilizar aquecedores de manopla, assento e até mesmo de pé...

  • Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto
    Mario Villaescusa/Infomoto
    Imagem: Mario Villaescusa/Infomoto

    Atenção à pista

    Outra dica importante é ficar atento à pista. Em regiões serranas e no sul do país, onde a temperatura pode ficar próxima ou até mesmo abaixo de zero, o sereno da madrugada pode formar uma fina camada de gelo sobre a pista e deixá-la escorregadia. Um hábito de alguns motociclistas gaúchos no inverno, justamente por isso, é não sair muito cedo para viajar.

  • Imagem: Rodrigo Fiúza/Arquivo pessoal
    Rodrigo Fiúza/Arquivo pessoal
    Imagem: Rodrigo Fiúza/Arquivo pessoal

    Faça pausas regulares

    Mesmo que você esteja protegido, pilotar no frio por muito tempo pode fazer suas mãos e pés perderem sensibilidade. Recomenda-se fazer paradas a cada 150 ou 200 km. Uma dica é tomar uma bebida quente e se mexer um pouco para fazer o sangue circular. Fique atento: se você sentir muito frio e não conseguir decidir se continua ou não, procure imediatamente um lugar para tomar uma bebida quente: um dos primeiros sintomas de hipotermia é a confusão mental.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo