Topo

Seu Automóvel


Seu Automóvel

Aplicativo aponta Fiat Grand Siena como carro com menos falhas; veja top 10

Murilo Góes/UOL
Sedã teve índice de 2% de falhas registradas entre usuários do Engie em 2018 Imagem: Murilo Góes/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/02/2019 08h00

O Fiat Grand Siena é o veículo com o menor número de falhas mecânicas, elétricas e eletrônicas à venda no Brasil. Este é o resultado de um levantamento feito pelo Engie, aplicativo desenvolvido por um dos criadores do Waze que monitora problemas em veículos.

Segundo a empresa, foram analisados dados de mais de 45 mil veículos que utilizam o aplicativo. A amostragem foi feita com no mínimo 500 carros de cada modelo cadastrado e com mais de um ano de uso. Anteriormente, o Engie já havia divulgado um levantamento com os modelos que mais apresentaram problemas e suas principais falhas

O aplicativo criado por Uri Levine foi lançado no Brasil em 2018 e promete alertar o usuário sobre possíveis falhas, entregando uma economia de "até 30% na manutenção preventiva e em gastos diários".

Quem quiser usar o Engie precisa apenas baixar o aplicativo gratuitamente no celular. Porém, o usuário precisa ter um dispositivo ligado à porta OBD II de seu veículo. O aparelho é compatível com modelos fabricados a partir de 2002 (para carros movidos a etanol ou gasolina) e 2005 (para diesel) em diante. 

Confira abaixo a lista dos 10 modelos com menor número de falhas registradas, segundo levantamento do Engie.

Carros com menos falhas

  • Divulgação

    Fiat Grand Siena

    O veterano sedã apresentou o menor índice percentual de falhas, registrando apenas 2%.

  • Divulgação

    Toyota Etios

    Famoso pela imagem de confiabilidade cultivada pela Toyota, o Etios aparece na vice liderança com 3% de falhas registradas em 2018.

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Gol

    Sinônimo de robustez por décadas, o Volkswagen Gol está muito bem colocado no levantamento da Engie, com os mesmos 3% do Etios.

  • Divulgação

    Honda HR-V

    Assim como a Toyota, a Honda também usufrui de boa reputação no setor. O HR-V faz jus a esta fama com um índice de 3% de falhas reportadas.

  • Murilo Góes/UOL

    Volkswagen Polo

    Grande lançamento da Volkswagen em 2018, o Polo conseguiu uma classificação interessante no ranking da Engie, também com 3% de falhas.

  • Divulgação

    Volkswagen Voyage

    O Voyage ficou pouco atrás do "irmão" Gol graças ao índice de falhas de 4%.

  • Murilo Góes/UOL

    Ford Ranger

    A Ford tem motivos para se orgulhar da Ranger: além da boa nota de 5%, a picape é a única representante da categoria no top 10.

  • Divulgação

    Volkswagen Fox

    O Volkswagen Fox está nas ruas desde 2003 e já conquistou muitos clientes; segundo a Engie, ele não dá muita dor de cabeça para seus proprietários

  • Divulgação

    Honda City

    O City é o segundo modelo da Honda presente no ranking da Engie; o sedã aparece em 9º lugar com 5% de falhas reportadas.

  • Murilo Góes/UOL

    Chevrolet Onix

    Líder absoluto de vendas no mercado brasileiro há quatro anos, o Chevrolet Onix não fez feio no levantamento de falhas: o índice de 5% foi suficiente para colocá-lo no 10º lugar.

Fonte: Engie

Mais Seu Automóvel