Testes e lançamentos

Enquanto mundo ganha Toyota C-HR, Brasil vai de tapinha no Corolla

Divulgação
Toyota C-HR se inspira no Honda HR-V até na sopa de letrinhas do nome... a briga será grande Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

Suvinho anti-Honda HR-V enfim vai às lojas; tudo começa na Austrália

A Austrália é o primeiro país no mundo a anunciar lista de preços, versões e equipamentos do Toyota C-HR. Mostrado em versão de produção pela primeira vez no Salão de Paris 2016, o extravagante SUV compacto vai ganhar as ruas do país da Oceania custando entre 26.990 e 35.290 dólares australianos, o equivalente a R$ 64 mil e R$ 84 mil, respectivamente.

Depois, seu destino é o mundo: Europa, Estados Unidos, Japão e outros países de América do Norte e Ásia já confirmaram a presença do jipinho -- que está mais para um crossover com jeito acupezado e traços bastante arrojados.


E o Brasil? Bem... Por aqui, a presença do C-HR ainda é incerta, embora esteja claro que o modelo cairia como uma luva para colocar a Toyota na briga do único segmento em alta em nosso fragilizado mercado.

Quer ver como é o Toyota C-HR? UOL Carros mostra

Tecnológico até demais

O que pesa contra sua nacionalização -- porque um carro desses só faria sentido se produzido localmente -- é, acredite, o excesso de modernidade: o C-HR usa a novíssima plataforma TNGA, compartilhada com o Prius e que dará origem à próxima geração do Corolla.

Com isso isso, ele utiliza motorização turbo (1.2 de 115 cv), transmissão manual ou CVT e suspensões com braços tipo duplo-A no eixo traseiro; tem sistemas semi-autônomos, tais quais alerta anticolisão, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática emergencial e assistente de manutenção de faixa; e completa o pacote com sete airbags, faróis em LED, chave inteligente, controles de estabilidade e tração, sensores de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado à traseira.

Acabamento interior também surpreende pelo uso de muitas materiais suaves ao toque, texturas criativas e até ar-condicionado com sistema de purificação por nano partículas.

Como controlar os custos de um modelo que demandaria tantos investimentos para ser feito e comercializado aqui sem ser "capado"? É o que os executivos da marca estão quebrando a cabeça para descobrir. 

Enquanto isso, vamos de Corolla

Se o C-HR brasileiro ainda não possui data marcada para nascer, o facelift de meia-vida do Corolla 11 já tem apresentação confirmada para o dia 15 de março. UOL Carros antecipou a chegada da linha renovada, em primeira mão, há quase um ano.

Um pouco adiantada em relação aos prognósticos iniciais, a reestilização dará nova cara ao sedã médio e tentará reduzir o abismo tecnológico aberto pelos rivais Honda Civic e Chevrolet Cruze. Para isso, uma das grandes novidades será a tão aguardada aplicação do controle de estabilidade. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

MotorDream
Carplace
Best Cars
Colunas - Alta Roda
Car and Driver
Motos - Da Redação
Da Redação
Carplace
Da Redação
UOL Carros
Carplace
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
Da Redação
Da Redação
Carsale
Carsale
Carplace
Carsale
Carpress
Best Cars
Carplace
Da Redação
Carplace
Carplace
Da Redação
Da Redação
UOL Carros - Blogs - Blog Car and Driver Brasil
Car and Driver
Carsale
Best Cars
Best Cars
Programa Auto+
Da Redação
Carplace
Best Cars
Carplace
Carsale
Da Redação
Da Redação
Carpress
Best Cars
Da Redação
UOL Carros - Álbuns
Carplace
Topo