Topo

Infomoto

Viagem de moto entre Manaus e São Paulo vira documentário

Infomoto

09/12/2016 09h00


Cravada no sertão do Piauí, a pequena cidade de Altos é povoada por milhares de motos. Trabalhadores, estudantes e donas de casa dependem do veículo de duas rodas para seu deslocamento e atividades profissionais. Esse é o caso do vaqueiro Onias Almeida e Silva, 52 anos, que comprou sua primeira moto há três anos. Com a sua Honda CG 150 seu Almeida cuida dos animais da propriedade e também escoa a produção de castanha de caju – abundante na região.

542ESPECIAL_DOCUMENTARIO_CG_03A Expedição CG 40 Anos rodou mais de 6 mil quilômetros pelo Brasil

Esse é apenas um dos personagens do vídeo-documentário "CG 40 Anos – Quilômetros de Histórias", produzido pela Agência Infomoto para comemorar as quatro décadas do lançamento da Honda CG. Para a produção do material uma equipe de seis profissionais, entre eles os jornalistas Aldo Tizzani e Cicero Lima, da Infomoto, percorreram mais de 6.000 km entrevistando motociclistas que, de alguma forma, têm uma história de vida com a Honda CG em suas várias versões. Afinal, ao longo de 40 anos, mais de 11 milhões de unidades foram comercializadas, número que garante à CG o título de veículo mais vendido do Brasil.

O trajeto da expedição feito com duas Honda CG 160 – versão comemorativa aos 40 anos – teve início em Manaus (AM) seguindo de barco até Belém (PA). Depois a equipe passou por Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral (CE), Mossoró (RN), Recife (PE) e Jequié (BA); Guarapari (ES) e Juiz de Fora (MG), até chegar em São Paulo, em 25 dias de viagens que cruzou três regiões do País: Norte, Nordeste e Sudeste.

542ESPECIAL_DOCUMENTARIO_CG_05
As duas gerações do veículo mais vendido do País, com 11 milhões de unidades

A cada cidade a equipe ouvia histórias de brasileiros que tiveram suas vidas melhoradas graças à motocicleta. Dona Maria da Conceição Silva é mototaxista há 20 anos na cidade cearense de Sobral é um exemplo. Ela afirma que "graças a profissão – e, é claro, a CG – conquistou tudo o que tem". Outro relato marcante é do guarda-vida Mayk Norbin, de Guarapari (ES) que já usou sua CG 125 para se deslocar e agilizar o salvamento de um banhista que estava se afogando. Resumindo, o documentário reuniu quilômetros de histórias de brasileiros que tiveram suas vidas impactadas positivamente em função da Honda CG.

542ESPECIAL_DOCUMENTARIO_CG_EQUIPE

Ficha Técnica
Documentário: "CG 40 Anos: Quilômetros de História"
Duração: 8min42''
Equipe de produção e execução
Idealização e entrevistas – Aldo Tizzani
Coordenação – Cicero Lima
Planejamento: Aldo Tizzani, Arthur Caldeira e Cicero Lima
Fotografia – Caio Mattos
Captação – Cris Domingues e Jones Kiwara
Operador de Drone e Som – Jones Kiwara
Edição e Montagem – Cris Domingues
Logística – Waldson Santos
Produção – Fernando Barbosa
Legendas – Taís Faraco

(Por Aldo Tizzani e Cicero Lima)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.