Dente-de-leão é usado na produção de pneu
– Continental mostrou um protótipo feito com látex da raiz da planta, que substitui a borracha da seringueira
A Continental desenvolveu na Alemanha uma nova borracha para a produção de pneus, que é a sua especialidade, e também de outros produtos, a partir da seiva de látex da raiz da espécie conhecida como dente-de-leão.
A empresa está apresentando agora, após cinco anos do início da pesquisa, o primeiro pneu com banda de rodagem feita da borracha de dente-de-leão.
Não é a planta brasileira com o mesmo nome, que é usada para tratamento medicinais, mas a versão russa, cujo nome oficial é Taraxagum koksaghyz.
Trata-se de uma alternativa à borracha natural proveniente da hevea brasiliensis, a seringueira brasileira. Os técnicos concluíram que dente-de-leão reduz a dependência pela borracha natural tradicional e pode ser cultivado na Europa, o que encurta as distâncias de transporte para as fábricas da empresa no continente.
O novo produto é ideal para o uso em veículos comerciais. O pneu para carro de passeio necessita entre um e três quilos de borracha natural e para veículo comercial entre 20 kg e 25 kg.
A Continental investiu R$ 120 milhões no centro de pesquisas em Anklam, na Alemanha, para a produção de borracha de dente-de-leão russo
O primeiro protótipo produzido a partir dessa matéria-prima é o modelo Conti EcoPlus HD3, que deve entrar em produção em larga escala nos próximos cinco a dez anos
Veja o vídeo que conta a história da produção de borracha de dente-de-leão, fornecido pela Continental (em inglês)
https://www.youtube.com/watch?v=kopYImfhPgo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.