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Comprou uma moto aventureira? Saiba aproveitar tudo que ela oferece

BMW R 1200 GS: uma das opções mais procuradas de bigtrail - Divulgação
BMW R 1200 GS: uma das opções mais procuradas de bigtrail Imagem: Divulgação

Roberto Agresti

Colaboração para o UOL

25/01/2018 04h00

Destinos mais remotos do planeta estão ao alcance e moto pode rodar milhares de quilômetros... se você souber pilotá-la

Você realizou seu sonho de consumo e comprou uma moderníssima bigtrail. Para-brisa amplo, banco confortável, guidão largo com manoplas aquecidas, muita tecnologia embarcada, proteção contra tombos, espaço para carregar mais do que o necessário e tanque gigantesco, reduzindo ao mínimo o risco de ficar sem combustível.

O enorme sucesso do segmento não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Afinal, são motocicletas fascinantes, capazes de alcançar lugares que a maioria dos outros modelos não consegue. Por aqui ainda temos a vantagem de poder usar as bigtrails em qualquer época do ano, além de diversas opções de roteiros "on" e "offroad". 

"Então quer dizer que basta eu comprar uma bigtrail, colocar a rota no GPS e sair por aí desbravando rincões?". Calma que não é bem assim. Mesmo com tanta especialização, esse tipo de moto exige conhecimento adequado para que o sonho da viagem de aventura não se torne um pesadelo.

É devido ao medo de se arriscar que boa parte dos compradores de bigtrails subutiliza a máquina, satisfazendo-se com pueris passeios de alguns quilômetros no fim de semana. Para quem quer desafios maiores, porém, a falta de prática pode gerar a frustração de ter asas e não saber voar. Tem jeito isso? Claro que sim.

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Aprenda a viajar longe

Em primeiro lugar, um motociclista com pouca experiência não terá capacidade de encarar uma viagem ao deserto do Jalapão, à Patagônia ou ao Atacama sem correr riscos, especialmente por se tratar de uma máquina alta e pesada.

O primeiro passo pode ser fazer um curso de condução "offroad". Não faltam no Brasil instrutores especializados no assunto: há os que atuam a serviço de fabricantes e alguns que trabalham à parte, usando a experiência em competições como Rali Dakar e dos Sertões. Faça uma boa pesquisa e escolha a opção mais adequada.

Não espere milagres -- ninguém sai da inexperiência para se tornar um mestre das trilhas em poucas semanas --, mas ao menos é possível adquirir mais noção e segurança de como agir em situações adversas ao viajar para locais inóspitos como Andes, Alpes e até Himalaia.

Que bigtrail comprar?

Tanto no Brasil quanto no resto do planeta a cobiçada BMW R 1200 GS é a bigtrail mais vendida. Não é barata -- sua versão de entrada não sai da concessionária por menos do que R$ 65 mil --, mas é um modelo de porte e com boa tecnologia de assistência.

Honda, Yamaha e a austríaca KTM usam o Rali Dakar como laboratório para desenvolver novas soluções tecnológicas, e possuem bons produtos. A inglesa Triumph Tiger, de 800 e 1200 cc, é também uma "best-seller". Até mesmo a tradicionalmente esportiva Ducati oferece a Multistradahttp://infomoto.blogosfera.uol.com.br/2017/10/14/nova-ducati-multistrada-950-e-mais-docil-que-modelo-de-1-200-cc/, cujo nome já diz tudo.