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Fernando Calmon

Alta Roda traz nove mentiras e uma verdade sobre carros, peças e direção

É preciso "calibrar" motor flex usando só gasolina a cada 10 mil quilômetros: verdade ou mentira? Descubra - iStock
É preciso "calibrar" motor flex usando só gasolina a cada 10 mil quilômetros: verdade ou mentira? Descubra Imagem: iStock

Colaboração par o UOL

09/05/2017 22h33

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Coluna faz 18 anos e celebra com "brincadeira" que desvenda mitos automotivos

Esta terça-feira (9) é um dia especial para essa coluna, que completa 18 anos de publicação contínua nas 52 semanas do ano (seis anos de modo contínuo em UOL Carros). Em primeiro lugar um agradecimento aos leitores e aos mais de 80 parceiros que reproduzem Alta Roda. As abordagens nesse espaço costumam ser bem focadas nos assuntos e o estilo, formal.

Para celebrar, essa edição traz invertido um meme das redes sociais. Divirta-se um pouco com nove mentiras e uma verdade, fruto de lendas urbanas e termos incorretos:

1. Transmissão mecânica

Caixa de câmbio é parte da transmissão assim como diferencial, semiárvores e cardã. Essa designação veio da língua inglesa. Algum "gênio" deve ter achado que M/G (manual gearbox ou caixa de câmbio manual) poderia ser confundido com a marca inglesa MG. E aí "criou" as siglas M/T e A/T reproduzidas aqui sem pudor. Além disso, caixa de câmbio é um conjunto mecânico, seja do tipo manual ou automático.

2. Eletrônica embarcada

Toda eletrônica é de bordo já que não pode ser desembarcada como passageiro em avião. Se todos falam computador de bordo ou telefone de bordo por que só eletrônica ou tecnologia é embarcada?

3. Piloto automático

Má tradução do controle de velocidade de cruzeiro. Piloto automático só quando chegar direção totalmente autônoma.

4. Abastecer motor flex com gasolina a cada 10.000 km

Além de recomendação que poucos vão lembrar, não tem respaldo técnico. Teste de longa duração da revista "4 Rodas" deste mês, por exemplo, indicou o Audi A3 sedã turboflex, abastecido apenas com etanol, como o motor mais "limpo" de todos os tempos após ser desmontado.

5. Trocar amortecedor a cada 40.000 km; e catalisador a cada 80.000 km

No primeiro caso basta simples inspeção. Troca de amortecedor depende das condições de uso. Mesmo caso do catalisador, sendo 80.000 km ou cinco anos a garantia. Esta peça pode durar menos ou até o que durar o motor (250.000 km ou mais).

6. Só existe um tipo de álcool

Negativo. Além do etanol, como deve ser adequadamente chamado, há metanol, propanol e butanol. Em todos os outros países, inclusive no Brasil etanol, é a denominação oficial.

7. Motor de 1.000 cilindradas

Cilindrada é grandeza, e não unidade de volume. Então, 1.000 cm³ de cilindrada. Não existe dizer que um prédio tem 10 alturas ou um tanque de combustível comporta 40 volumes.

8. Pedaleiras e brake light

Só motocicletas possuem pedaleiras, a do piloto e a do garupa. Em automóveis há apenas uma pedaleira (conjunto de pedais). Brake light, em inglês, significa luz de freio, simplesmente. Falsa referência à luz auxiliar de freio.

9. Países europeus marcaram data para exigir apenas carros elétricos nas ruas

Bobagem. Há apenas desejos ou metas informais. Não é possível saber quando isso ocorrerá. Incentivos poderão ser oferecidos aos elétricos ou taxar mais os motores a combustão. Mas transição será definida por quem compra o veículo, não um burocrata qualquer.

10. Se trocar apenas dois pneus, os novos devem ir nas rodas traseiras

Isso é pura verdade. Dois pneus novos não devem ser montados nas rodas dianteiras e sim nas traseiras, para evitar uma derrapagem muito mais perigosa com a qual um motorista comum não lida bem.

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Imagem: Alta Roda
Roda Viva

- Embora os números acumulados de vendas no primeiro quadrimestre de 2017 frente a 2016 continuem negativos (menos 17%), a média diária -- aquela que realmente importa -- subiu. Em abril 8,7 mil veículos foram comercializados por dia, crescimento de 7% sobre abril de 2016 e de 6% comparada a março último. Falta pouco para reversão de números negativos.

- Enquanto isso, exportações continuam a crescer: 64% em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado. A indústria exportou um terço de sua produção, melhor resultado até hoje. E não apenas veículos montados. Volkswagen fechou contrato para exportar 250.000 motores 1,4 TSI turbo para o México até 2020, vencendo concorrência interna da marca.

- Ford revelou características do novo motor tricilindro flex de 1.5 litro, a ser fabricado em Taubaté (SP). Ao utilizar etanol atinge 137 cv (maior potência específica de um motor aspirado feito aqui) e 15,8 kgfm de torque. Nível de vibração é consideravelmente baixo para número ímpar de cilindros. Primeira aplicação mundial será no novo EcoSport, em agosto próximo.

- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganha em segurança, sem aumento de custos. Novas CNH terão impressas no verso um código de barras do tipo QR Code (sigla em inglês para código de resposta rápida). Será o fim de falsificações, pois dados verdadeiros poderão ser lidos em telefones inteligentes com aplicativo compatível. Em cinco anos estará em todas as CNH do País.