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Setor de peças vive época de "vacas gordas"; novidades da Automec são prova

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Automec 2017: estiveram em exposição aproximadamente 1.500 marcas em cinco dias de evento Imagem: Reprodução
Divulgação
Alta RodaFernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro, jornalista e consultor, dirigiu a revista Auto Esporte e apresentou diversos programas de TV. Escreve às terças-feiras.

Colaboração para o UOL

04/05/2017 17h48

Edição deste ano da Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços superou expectativas e passou de 74 mil visitantes

Se existe segmento do setor de veículos que sentiu menos o enorme tranco da recessão brasileira foi o de reparação e de peças de reposição. Sem recursos, financiamentos e medo de perder emprego, os motoristas cuidaram melhor de seus carros. Fabricantes que tradicionalmente têm forte atuação nesse mercado não estão reclamando da vida graças a um salto no faturamento.

Os reparadores espalhados por todo o país tiveram procura maior por seus serviços. Estima-se em mais de 120 mil as oficinas de mecânica, funilaria, pintura e elétrica. Mão de obra bem treinada que perdeu emprego na indústria pôde reforçar os quadros técnicos dessas oficinas, o que está sendo bom para clientes.

Nesse ambiente positivo a 13ª Automec -- Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços --, organizada de terça a sábado da última semana pela Reed Alcântara, no São Paulo Expo, superou expectativas.

O número de cerca de 1.000 expositores cresceu quase 40% em relação à edição de 2015 -- o público passou de 74 mil visitantes do Brasil e de mais 60 países, ótimo para uma feira técnica com acesso apenas por convite. Estiveram em exposição aproximadamente 1.500 marcas.

Um dos temas recorrentes durante a feira bienal foi a inspeção técnica veicular. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro de 1997, espera-se há 20 anos sua regulamentação. A previsão era de que fosse estadualizada, mas agora se comenta que talvez ocorra sua federalização. Em outros termos, as discussões ainda não terminaram, embora o consenso aponte para o modelo descentralizado por Estado como o melhor pela experiência de outros países.

Algumas novidades bem interessantes se destacaram: a Bosch apresentou o E-call Retrofit, dispositivo para serviço de chamada de emergência. Trata-se de concorrente para o OnStar, da GM. Semelhante a um plugue de recarga para celulares, mas com chip próprio, é conectado na tomada do carro: um sensor de aceleração detecta a colisão e ativa a chamada de emergência (por meio de aplicativo de smartphone, posição do carro e gravidade do impacto chegam à central de monitoramento).

A Delphi exibiu dispositivos para carros autônomos. Câmeras, sensores, radares e programas compatíveis com o conceito V2E (veículo se conecta com tudo em volta). A empresa banca sozinha as pesquisas e tem interessados que ainda não pode revelar. Também decidiu entrar no segmento de velas de ignição com um, dois e três eletrodos, mercado altamente competitivo.

Primeira pastilha de freio com tecnologia cerâmica produzida no Brasil foi apresentada pela Federal Mogul. Batizada de Ferodo Top Premium, suporta temperaturas mais altas e tem vida útil até 30% maior que as convencionais. A catarinense Zen, que atua com grande desenvoltura no mercado externo, disse estar pronta para acompanhar a evolução dos componentes de motores a combustão -- atualmente, fornece polias, tensores e impulsores de partidas, entre outros.

E a Philips apresentou lâmpadas de LED para os faróis principais. Apesar do preço bastante elevado, o aumento da potência iluminante, sem risco de ofuscamento, significa grande avanço na segurança das viagens noturnas.

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Imagem: Alta Roda
Roda Viva

+ Ainda sem cronograma exato de lançamentos -- começa este ano e termina em 2019 -- a renovação de modelos da VW começa em setembro próximo com o Polo. Pode ocorrer de o Virtus (Polo sedã maior e de estilo próprio) ser apresentado ainda este ano, porém vendas só em 2018. Depois virão o SUV T-Cross (segundo semestre) e picape (primeiro semestre de 2019).

+ Captur tem desempenho bom na versão de 1,6 litro. Além de suavidade no funcionamento (mais que no motor de 2 litros), não deixa impressão de falta de potência para o seu porte. Câmbio manual, agora, é de fácil manuseio (automático CVT chegará em pouco mais de um mês). Já o motor mais potente casa bem com o câmbio automático, mesmo de quatro marchas.

+ Movimento Maio Amarelo, ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil em prol da segurança de trânsito, este ano tem como tema "Minha escolha faz a diferença". Alerta para todos estarem muito atentos a atitudes corretas (inclusive pedestres e ciclistas). Cerca de 90% dos acidentes no país ligam-se a falhas humanas (imperícia, imprudência, entre outros).

+ Febre de aplicativos para serviços em tempo real, como Uber e outros, ganhou nova opção. Ituran, fabricantes de rastreadores, criou o Guincho 55 para localização de reboques, troca de pneus, carga de bateria e chaveiro. Implantado na Grande São Paulo e planejado para se expandir no Estado e no país em etapas. Disponível para Android.

+ Algo realmente irritante é serviço de recapeamento que deixa tampas de bueiros desniveladas. Além de ser comum uso de asfalto de menor qualidade, cria-se uma armadilha. Satisfeito em rodar por pavimentação sem buracos ou piso irregular, o motorista se surpreende com depressões inesperadas. Muitas vezes sem tempo de desviar... Pneus, rodas e suspensão sofrem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

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