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Desligue o preconceito: motor 1.0 turbo é solução que veio para ficar

Leonardo Felix/UOL
Motor turbo do HB20: 1 litro, três cilindros, 105 cv (etanol) e desempenho esperto Imagem: Leonardo Felix/UOL
Divulgação
Alta RodaFernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro, jornalista e consultor, dirigiu a revista Auto Esporte e apresentou diversos programas de TV. Escreve às terças-feiras.

Colunista do UOL

05/07/2016 20h02

A combinação de turbocompressor e motor de 1 litro é uma tendência e, tudo indica, vai se expandir.

Na realidade, não chega a ser uma novidade pois o Gol, em 2001, tinha uma versão com esse arranjo que desenvolvia 112 cv, mais voltada para desempenho do que economia de combustível.

Preço dos novos modelos gera discussão, mas até esse ponto tem realce curioso.

Quem joga forte

Em julho do ano passado, a Volkswagen lançou o up! de 1 litro, três-cilindros, turbo e injeção direta (etanol/gasolina) para buscar desempenho e, ao mesmo tempo, menor consumo.

Hyundai deu sua resposta em abril último com o HB20. Seu tricilíndrico turbo também é flex e a potência de 105 cv iguala-se à do up!, mas perde em torque. Ao adotar a injeção no duto (na Coreia do Sul a injeção é direta na câmara de combustão), teve de manter a partida auxiliar a gasolina em dias frios.

Solução harmoniosa entre desempenho e consumo acaba de estrear no Fiesta. Motor EcoBoost de três cilindros alcança 125 cv e 17,3 kgfm.

Motores turbo 3-cilindros devem aparecer em breve no Golf e, provavelmente, também no Focus. O caminho está aberto.

Divulgação
Na linha Ford, Fiesta Ecoboost (turbo) é superior ao 1.6 aspirado Imagem: Divulgação

Como é o Fiesta Ecoboost

Em relação ao motor aspirado 4-cilindros de 1,6 L (que continua em linha), ao utilizar gasolina, a potência é igual, mas o Fiesta EcoBoost ganha não apenas 1,5 kgfm de torque. Sua curva de torque máximo começa bem antes, às 1.400 rpm, e continua constante até 4.000 rpm. Na prática, é mais rápido em todas as situações.

Duas características impressionantes são silêncio na marcha-lenta e baixo nível de vibrações. O compacto da Ford supera nesses quesitos os três-cilindros no mercado, embora ao se acelerar a fundo seja fácil de notar a sonoridade típica. A fábrica indica aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 s. Sua desvantagem é ter apenas versão a gasolina. O motor vem da Polônia e a Ford, por ora, não pretende aumentar a oferta para outros modelos.

No consumo de combustível, como esperado, destaca-se em relação ao motor de 1,6 litro. De acordo com o fabricante, faz 10,2 km/l em cidade e 15,3 km/l na estrada. Único câmbio é o automatizado de duas embreagens e seis marchas, comum nessa faixa de mercado, mas um pouco mais lento nas trocas do que outros do mesmo tipo.

Reprodução
UOL Carros está no WhatsApp; adicione o número +55 (11) 94477-1331; envie a mensagem: garagemV8; receba notícias pelo aplicativo Imagem: Reprodução
Preço maior, IPI menor

O Ecoboost só está disponível na nova versão superequipada Titanium Plus. Um ponto de discussão é o preço.

O Fiesta 2017, nesta versão de topo e motor de 1,6 L, custa R$ 70.690. Inclui equipamentos como chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de 16 polegadas, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, e ar-condicionado digital.

O EcoBoost vai a R$ 71.990 ou cerca de R$ 1.300 a mais. No entanto, se beneficia de 4 pontos percentuais a menos de IPI, em relação ao 1,6 L flex, por se tratar de motor de 1 litro.

Parte pequena dessa vantagem tributária se perderia, pois o motor vem do exterior, porém o governo reduziu a taxa de importação, em março último, por ser caso de "inexistência de capacidade de produção nacional equivalente".

Assim, mesmo ao considerar aumento de custo de um motor turbo, o preço está dentro dos parâmetros de outros de mesmo nível tecnológico e, em parte, pode ser compensando pela economia de combustível. Estima-se que 10% dos compradores do Fiesta optem pelo EcoBoost.

Siga o colunista: Fernando Calmon no Facebook

Roda Viva

+ Toyota investiu no Etios para melhorar seu aspecto interno. Mostrador central agora tem ótima visibilidade e até se diferencia pelo ponteiro do conta-giros deixar uma sombra ao se movimentar. Hatch compacto continua a oferecer motores de 1,3 e 1,5 l, mais potentes, com torque superior e consumo médio de combustível menor. Estreante câmbio automático de quatro marchas vai muito bem, até na versão de menor cilindrada.

+ Etios sedã, apenas com motor de 1,5 l, se destaca pelo porta-malas entre os maiores do segmento. Estilo externo pode não agradar tanto, mas suspensões são um ponto alto. E o pequeno diâmetro de giro facilita muito manobras de retorno e estacionamento.

+ Sempre é bom lembrar-se de ligar o ar-condicionado no modo frio, mesmo em temperaturas baixas de inverno. Esse cuidado evita ressecamento das mangueiras e ajuda na lubrificação do compressor. Causa algum desconforto, mas bastam 10 minutos de funcionamento de quinze em quinze dias. Termostato não precisa estar na posição de menor temperatura.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

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