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Vendas recorde no semestre mudam líderes de segmentos

Coluna faz balanço de vendas do 1º semestre por categorias; Hyundai Veloster é o esportivo mais vendido - Sérgio Lima/Folhapress
Coluna faz balanço de vendas do 1º semestre por categorias; Hyundai Veloster é o esportivo mais vendido Imagem: Sérgio Lima/Folhapress

Colunista do UOL

09/07/2013 19h00

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Ao término do melhor primeiro semestre de vendas da história, houve mudanças significativas em alguns dos 16 segmentos em que esta coluna divide o mercado. Com a dinâmica de lançamentos e o redirecionamento das preferências dos compradores, peruas pequenas saíram da classificação porque apenas dois modelos estão disponíveis: Palio Weekend e SpaceFox. Três opções é o mínimo necessário. Peruas médias e grandes, embora vendam menos que as compactas, ainda têm oferta de oito modelos.

SUVs avançaram sobre peruas, monovolumes, sedãs e até hatches. Por isso, sua base foi subdividida entre compactos (ainda crescerá bastante) e médio-compactos. Também mudou o critério classificatório de carros esportivos e puramente esporte. Estes precisam de chassis específicos, sem derivar de automóveis comuns. Curiosamente, o esportivo líder, Hyundai Veloster, dispõe no exterior de motor de 204 cv, mas a Hyundai-Caoa se limita a oferecer por aqui apenas o motor 1.6 do HB20 (de 128 cv). Mesmo assim, vende bem.

Há ainda novos campeões ou que recuperaram posições: Honda Civic, Ford EcoSport, BMW Série 5 e 6, Porsche Panamera, JAC 6 (único chinês a liderar) e BMW Z4.

Segmentos cujas vendas mais encolheram foram os de peruas médias e grandes: 80%; modelos de topo, 59%. Importados, de modo geral, tomaram grandes tombos. Desde o mexicano Fiat 500 (queda de 65%) até o recordista, o chinês Lifan 320 (menos 94%).

Ranking a seguir, que Paulo Garbossa, da ADK, compilou, classifica por distância entre-eixos, largura e, secundariamente, preço. Baseia-se em percentual dos emplacamentos e inclui apenas modelos e segmentos mais representativos.

Compactos: Volkswagen Gol/Voyage (16%); Fiat Palio/Siena (13%); Fiat Uno/Mille (9%); Chevrolet Onix/Prisma (7,4%); Ford Fiesta hatch/sedã (6,7%); Hyundai HB20/X/S (6,6%); Volkswagen Fox/CrossFox (6,3%); Renault Logan/Sandero (5%); Chevrolet Classic (4%); Chevrolet Celta (3,5%); Toyota Etios hatch/sedã (2,8%); Chevrolet Cobalt (2,7%); Fiat Punto/Linea (2,4%); Nissan March/Versa (2%); Citroën C3/DS3 (1,6%); Ford Ka (1,59%); Peugeot 207/208 (1,57%); Honda City (1,52%); Chevrolet Agile (1,42%); Renault Clio (1,41%). VW Gol/Voyage continuam firmes.

Médio-compactos: Honda Civic (18%); Toyota Corolla (17%); Chevrolet Cruze hatch/sedã (16%); Ford Focus hatch/sedã (10%); Volkswagen Golf/Jetta (9%); Peugeot 308/408 (6%); Renault Fluence (5%); Hyundai i30/Elantra (4%); Citroën C4/Pallas/DS4 (3,4%); Fiat Bravo (3,3%). Honda Civic retoma a ponta.

Médio-grandes: Ford Fusion (29%); BMW Série 3 (22%); Mercedes-Benz Classe C (18%); Hyundai Azera (9%). Preço ajuda o Fusion.

Grandes: BMW Série 5/6 (35%); Mercedes-Benz Classe E/CLS (23%); Jaguar XF (12%). Boa arrancada da BMW.

Topo: Porsche Panamera (47%); BMW Série 7 (15%); Jaguar XJ (12%). Panamera recupera liderança.

Peruas médias e grandes: Fiat Freemont/Dodge Journey (76%); Volkswagen Passat Variant (7%); Volkswagen Jetta Variant (4%). Líderes pelo preço.

Monovolumes pequenos: Honda Fit (32%); Chevrolet Spin (29%); Fiat Idea (18%). Fit ameaçado.

Monovolumes médios: Jac J6 (30%); Citroën C4 Picasso (29%); Mercedes-Benz Classe B (25%). Liderança incerta.

Picapes pequenas: Fiat Strada (51%); Volkswagen Saveiro (28%); Chevrolet Montana (18%). Strada segue imbatível.

Picapes médias: Chevrolet S10 (31%); Toyota Hilux (23%); Volkswagen Amarok (14%). S10 ainda avança.

SUVs compactos: Ford EcoSport (60%); Renault Duster (35%); Suzuki Jimny (1%). Como previsto.

SUVs médio-compactos: Hyundai Tucson/ix35 (33%); Kia Sportage (13%); Mitsubishi ASX (12%). Líderes folgados.

SUVs médio-grandes: Toyota Hilux SW4 (40%); Hyundai Santa Fe (13%); Kia Sorento (10%). SW4 consolidada.

SUVs grandes: Mitsubishi Pajero Full/Dakar (44%); Ford Edge (21%); Land Rover Discovery (11%). Liderança tranquila.

Esportivo: Hyundai Veloster (65%); Chevrolet Camaro (20%); Mercedes-Benz SLK (8%). Definido pelo preço.

Esporte: BMW Z4 (50%); Porsche Boxster/Cayman (26%); Porsche 911 (12%). Líder firme.

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RODA VIVA
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+ Produção da indústria automobilística continua em forte recuperação. Alavancada por substituição de importações e recuperação de exportações, teve primeiro semestre recorde: 1,86 milhão de unidades. Vendas internas de 1,8 milhão de veículos também em nível inédito. Estoques subiram para 39 dias, quatro além do limite normal. Ano será bom, porém menos do que se esperava.

+ Importado do México, Ford New Fiesta sedã 2014 recebeu atualizações de estilo e no interior. Colocado no topo do segmento de compactos, mantém preços competitivos entre R$ 49.990 e R$ 58.990, na versão Titanium, câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas, além de sete airbags. Linhas harmoniosas e fluidas acabam por limitar espaço no banco traseiro e no porta-malas (465 litros; concorrentes têm mais de 500 litros).

+ Direção de assistência elétrica, suspensões bem calibradas e motor 1.6 de 130 cv (etanol) -- mais potente entre os compactos e ainda assim com nota A no Inmetro, de menor consumo -- proporcionam prazer ao dirigir o Fiesta sedã. Seu câmbio automatizado se destaca, mas os bancos dianteiros têm assento curto, o que em viagens longas causam desconforto.

+ Renault também entrará na onda de câmbios automatizados. Terá ainda novo motor de três cilindros, que ajudará na recuperação do antes hegemônico motor de 1 litro, hoje estabilizado em 40% de participação no mercado total (já foi 71%, em 2001). Junta-se a VW, Hyundai, Kia, Ford, PSA Peugeot Citroën e, possivelmente, GM. Fiat não dispõe dessa configuração no portfólio atual.