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16/07/2009 - 17h19

Colocamos Yamaha Midnight Star e Honda Shadow na estrada para ver quem leva a melhor

Da Infomoto
A liderança da Honda Shadow 750 no mercado de custom de alta cilindrada -- foram emplacadas 2.508 unidades em 2008 -- tem agora uma ameaça de peso: a novíssima Yamaha XVS 950 Midnight Star, lançada em maio no Brasil. Além da aura de novidade mundial, a Midnight Star tem no design mais atraente e no motor maior e mais potente os grandes atributos para entrar nessa disputa. Porém, cobra no preço: a nova custom da Yamaha parte dos R$ 34.600 (R$ 34.900 na cor vermelha), enquanto a veterana da Honda sai por R$ 29.980.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Honda Shadow (azul), de linhas clássicas, enfrenta Yamaha Midnight Star, de visual moderno

Para descobrir se vale a pena pagar 15% a mais pela nova Yamaha, rodamos com essas duas motos custom em seu habitat natural: a estrada. Para fazermos uma análise fria escolhemos como destino a cidade de Campos do Jordão, com seu clima frio, no interior de São Paulo. O caminho também era ideal para os modelos custom, afinal percorremos 240 km pelo bom asfalto das rodovias Ayrton Senna/Carvalho Pinto e outros 80 km pelas estradas sinuosas que levam ao famoso destino paulista das férias de inverno.

DESIGN E PRATICIDADE
As diferenças começam no design de cada modelo. A Honda Shadow aposta em um desenho clássico, com grandes para-lamas, lanterna "capelinha" e rodas raiadas. Tão clássico que deixa a custom de 750cc com ar de moto antiga. Já a Yamaha buscou inspiração nos carros da década de 30, conferindo à Midnight um ar mais esportivo denunciado pelas rodas de liga-leve, o farol pintado na cor da moto e a saída de escape única. Aí, pesa também a idade de cada projeto: a Yamaha lançou a XVS 950 mundialmente nos salões de moto de 2008; a Shadow é bem mais antiga e, no ano passado, ganhou poucas mudanças estéticas e a injeção eletrônica para atender à nova lei brasileira de emissão de poluentes.

Depois de analisarmos o design dos modelos, era hora de arrumar nossa pequena bagagem e pegar a estrada. Neste início, ponto para a Shadow que traz pequenas cavidades no friso traseiro para facilitar a amarração da mala. Na Midnight, há apenas dois ganchos na pedaleira da garupa.
Analisando o painel, porém, vantagem para a Yamaha. Em ambas, a peça está sobre o tanque, mas na Midnight há velocímetro e luzes espias integradas, além de uma pequena tela de LCD, com regulagem de brilho, que traz um hodômetro total, dois parciais, fuel trip e relógio. Um detalhe importante é que as funções podem ser acionadas por meio do interruptor no punho esquerdo, evitando que se tire a mão do guidão. Já a custom da Honda só traz hodômetros digitais e as luzes espias ficam sob a mesa do guidão -- debaixo do sol na estrada, era difícil saber se estavam acesas ou apagadas.

Um ponto negativo para as duas motos custom: nenhuma tem marcador de combustível. A Shadow tem uma luz de reserva e a Midnight, um fuel trip que conta os quilômetros rodados na reserva.

Se compararmos os punhos, a Midnight continua à frente: além de mais bem acabados, são completos. A Shadow não tem nem lampejador de farol.

AUTONOMIA E CONFORTO
Tratando-se de duas motos custom -- ou estradeiras, como alguns preferem --, conforto e autonomia são quesitos fundamentais no comparativo entre Yamaha Midnight Star e Honda Shadow.

No quesito autonomia, o modelo Honda sai atrás. Seu tanque tem capacidade para apenas 14 litros -- menos que na Honda CG 150, onde cabem 16 litros. Já o tanque da custom Yamaha comporta 17 litros. Na teoria, pode-se ir mais longe com a Midnight Star.

Durante a viagem o consumo de ambas foi bastante similar, com leve vantagem para a Shadow. A primeira média obtida foi de 20,75 km/litro com a Honda e 19,76 km/l no modelo Yamaha. Na segunda parte, rodando a 110 km/h constantes, apesar de maior, o motor da Midnight rodou 25 km/litro e o da Shadow, 23,3 km/l. Na última medição, rodando em condições normais e levando-se em conta a subida da serra até Campos, a Shadow foi novamente mais econômica com média de 21,5 km/l. No mesmo trecho, a Midnight rodou 20,5 km/l.

Fazendo uma média dos consumos, a Shadow roda 21,85 km com um litro de gasolina. Com seu tanque de 14 litros, pode-se percorrer 305 km sem abastecer. Apesar de consumir um pouco mais (fez 21,75 km/l), a Yamaha pode rodar mais com seus 17 litros de capacidade: 369 km sem parar no posto.

Já no quesito conforto, a comparação é mais subjetiva que os números de consumo. Os dois modelos têm bancos largos, pedaleiras avançadas e uma posição de pilotagem relaxada, bem ao estilo custom. Na Shadow, porém, o piloto fica "mais sentado", com as pernas bem flexionadas. Apesar de mais leve, com 247 kg a seco, tem-se a impressão que a Honda é mais pesada nas mudanças de direção. Uma das razões para isso pode estar no guidão mais aberto e curvado para baixo. A Midnight pesa 261 kg, mas oferece uma excelente posição de pilotagem na estrada e demonstra facilidade nas mudanças de direção.
  • Gustavo Epifanio/Infomoto

    Honda Shadow e Yamaha Midnight Star foram levadas para seu habitat natural: a estrada

DESEMPENHO E CICLÍSTICA
Os dois motores compartilham a mesma arquitetura: dois cilindros em V, mas inclinados a 60° na custom Yamaha e a 52° na Honda. Têm comandos simples no cabeçote (OHC), mas quatro válvulas na Yamaha e apenas três na Honda. A vantagem aqui vai para a Honda que tem refrigeração líquida, enquanto a Yamaha usa o sistema a ar. Alimentados por injeção eletrônica, têm capacidade cúbicas bem distintas: 952 cm³ na Midnight e 745 cm³ na Shadow.

Os 200 cm³ a mais de capacidade resultam em quase dez cavalos a mais na potência máxima da nova Yamaha, que produz 53,6 cv a 6.500 rpm, contra 45,5 cv a 5500 rpm na veterana Honda. Mas é o torque máximo de 7,83 kgfm já nas 3.000 rotações que fazem o piloto sentir mais força na nova Midnight. A Shadow 750, além de ter menos torque, segura seus 6,5 kgfm até os 3.500 giros.

Comparando as duas na estrada, a Midnight tem melhor retomada e aceleração. Outro ponto positivo da custom Yamaha é a ciclística mais estável.

Além da distância entre-eixos maior -- 1.685 mm contra 1.639 mm --, a Midnight Star tem suspensões mais firmes -- garfo telescópico na dianteira e balança monoamortecida atrás. Nas curvas, passa mais segurança que o bichoque na traseira da Shadow que parece dançar nas curvas mais fortes.

Ainda pesa a favor da Midnght Star o melhor desempenho dos freios, pois tem discos na dianteira e na traseira que funcionam muito bem. Como nas motos custom há muito peso atrás, o freio a tambor na roda traseira da Shadow não para a moto com tanta eficiência.

CONCLUSÃO
Depois de rodar mais de 300 km com a Honda Shadow 750, líder de vendas no segmento custom, e a nova Yamaha XVS 950 Midnight Star e enfrentar as baixas temperaturas que fazem o charme da estância climática de Campos do Jordão nesta época do ano, fica fácil analisar friamente os dois modelos. Pode-se concluir que os 15% a mais cobrados pela nova Yamaha se justificam. (por Arthur Caldeira)

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    Honda Shadow 750 no mercado de custom d%>