UOL Carros

03/09/2008 - 20h19

Ford apresenta novo Focus, que tenta ser mais que os outros

CLÁUDIO DE SOUZA
Enviado especial à Argentina

Carta Z Notícias

Novo Focus ganha cara mais agressiva e design na linha Kinetic

Novo Focus ganha cara mais agressiva e design na linha Kinetic

A Ford começa a apresentar nesta quinta-feira (4), em Bariloche, na Argentina, o novo Focus, nas carrocerias hatch e sedã. O lançamento do modelo -- que é fabricado no país vizinho e importado para o Brasil com taxa simbólica -- foi antecipado em cerca de um ano, para aproveitar o atual momento de mercado automotivo aquecido e, também, a vitrine oferecida pelo Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece em novembro.

Mais moderno, adotando a escola de design Kinetic (que propõe dar uma impressão de movimento mesmo quando o carro está parado) e com interessante recheio de equipamentos, o novo Focus alinha-se ao produto vendido na Europa, mas não "mata" imediatamente o carro que hoje vemos nas ruas brasileiras. Este permanecerá como modelo de entrada (versão GL), talvez até o final do próximo ano. Por ora, a nova cara do Focus só estará disponível nos acabamentos GLX e Ghia (topo da gama). Os preços vão de cerca de R$ 58.000 (hatch, GLX, manual) a R$ 75.000 (sedã, Ghia, automático). O único propulsor disponível é o 2.0, 16 válvulas, 145 cavalos de potência, movido a gasolina. O motor flexível ficou para depois.

O posicionamento do Ford Focus no mercado continua sendo entre os médios em cada carroceria, mas o novo design e os pacotes de equipamentos habilitam o carro a brigar de maneira mais incisiva pelas posições superiores nas vendas -- no caso, o sedã vira uma séria opção aos lideres Honda Civic e Toyota Corolla, e o hatch passa a entregar mais conteúdo que seus rivais diretos, como o Fiat Punto e o Chevrolet Vectra GT.

Por outro lado, a manutenção do atual Focus no mercado, uma tática usada geralmente com modelos mais baratos (como o novo Volkswagen Gol e o Geração IV, e o novo Palio e o Palio Fire, todos convivendo nas lojas), gera uma oportunidade interessante para quem não se importa em ter um carro com a cara defasada: o Focus GL, com motorização flexível 1.6 e que sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e suspensão independente nas quatro rodas, hoje pode ser encontrado numa faixa de preços entre R$ 40.000 e R$ 42.000 -- e esse valor não deve ser alterado.

Entre quinta e sexta-feira (5), UOL Carros traz a cobertura completa do lançamento do novo Ford Focus, inclusive com as impressões ao dirigir.

Viagem a convite da Ford do Brasil

Compartilhe:

    Fale com UOL Carros

    SALOES