Melhor SUV Nacional

Prêmio UOL Carros 2018

Do UOL, em São Paulo (SP) Murilo Góes/UOL

Citroën C4 Cactus: 204 pontos

Impossível andar melhor

Todo mundo quer um SUV. Ponto. É a categoria que mais se amplia no país, já perfazendo uma venda em cada quatro. Falando de SUVs compactos, na categoria mais acessível a diferentes bolsos, praticamente todos os grandes competidores se atualizaram este ano. A renovação vai seguir intensa em 2019 e 2020, uma vez que esse seguirá como produto preferido por quem procura um automóvel. 

Assim, a edição 2018 do Prêmio UOL Carros, a segunda realizada pela maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais do Brasil, dividiu sua escolha: SUVs nacionais e SUVs importados.

Um degrau acima, a nova geração do Volkswagen Tiguan foi eleito "Melhor SUV Importado". A importância desta carroceria é tanta, que uma terceira categoria teve um SUV: o Volvo XC40 foi eleito o modelo com "Melhor Tecnologia/Inovação" nesta edição de 2018. Ele é o modelo mais barato do Brasil a contar com tecnologia semi-autônoma.

Falando de "Melhor SUV Nacional", tivemos uma disputa entre os principais nomes de compactos do mercado, com duas boas novidades. E o vencedor foi justamente o inédito Citroën C4 Cactus. Inédito até para a marca, já que representa sua estreia no segmento, ainda que muitos o vejam como um Crossover, um hatch anabolizado.

Vendido na Europa desde 2014, o C4 Cactus mudou totalmente em 2018. Mais: essa mudança foi capitaneada pela PSA Brasil -- algo semelhante ao que ocorreu quando a segunda geração do hatch C3 foi atualizada, anos atrás. Visual mais arrojado, mas com menor dose de "invencionices" que o primeiro modelo europeu, bom nível de equipamentos e foco no comportamento dinâmico.

Essa receita foi toda repassada, meses depois, ao Brasil. Por aqui, o Cactus chegou como o projeto mais importante da história da marca: mais de meio bilhão de reais foram investidos no projeto, que tem meta ambiciosa: dobrar as vendas da marca, e figurar sempre no ranking dos dez mais vendidos. Mais do que isso, é o modelo para abrir os olhos do brasileiro aos utilitários da marca: em pouco tempo será a vez do médio C5 Aircross.

Com visual diferente e bom espaço interno, ainda que o porta-malas seja tímido, o C4 Cactus se destaca é pela eficiência do motor 1.6 turboflex de 173 cv, que equipa a versão de topo Shine, combinando bom desempenho com baixo consumo, fruto também do excelente trabalho do câmbio automático de seis marchas. Você não vai achar outro modelo que ande tão bem na categoria, simples e direto assim.

De quebra, essa configuração oferece ainda um bom pacote de assistências de segurança, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência.

Mesmo nas versões de entrada (com motor 1.5 aspirado e câmbio manual) e intermediária (o bom automático com o motor 1.6 aspirado, boa para uso puramente urbano), a dinâmica agrada. Há o que melhorar? Sempre há (Citroën, falta visibilidade a esse carro, algo que todos os outros modelos da marca sempre esbanjaram!). Também é preciso que concessionárias e público melhorem sua relação, ainda o "calcanhar de aquiles" do grupo francês no Brasil. Mas é um ótimo primeiro passo neste segmento.

Ler mais
Murilo Góes/UOL

Outros finalistas

  • 2

    Jeep Renegade 2019: 139 pontos

    Junto ao Honda HR-V, o Jeep Renegade foi um dos modelos a revolucionar o segmento de SUVs em 2015. Pois bem, chegou o momento da primeira estilização de meia-vida, que chegou como modelo 2019 às vésperas do Salão de São Paulo. Estilo frontal atualizado, faróis Full-LED nas versões mais caras, para-choques melhorados em todas e incrementos na cabine foram feitos. Faltou porém uma esperada troca de motores, que só vai acontecer no próximo ano, segundo rumores. Por conta desse detalhe, que faz diferença no uso diário da configuração flex sobretudo, coube ao novo Renegade o segundo lugar.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • 3

    Caoa Chery Tiggo 2: 132 pontos

    Primeiro produto da aliança da brasileira Caoa com a chinesa Chery, o Tiggo 2 começou a ser fabricado (em Jacareí/SP) e vendido em abril, com a proposta de conquistar clientes de SUVs pequenos que só teriam dinheiro para apostar em modelos usados e seminovos. Partindo de de R$ 59.990 (câmbio manual) e menos de R$ 70 mil (automático), traz motor 1.5 flex de até 110 cv, cabine bem acabada e boa dose de equipamentos, incluindo teto solar elétrico e controles de tração e estabilidade na versão de topo. Também é o primeiro de uma série de novos modelos que prometem dar o que falar em 2019.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • 4

    Honda HR-V 2019: 124 pontos

    SUV novo campeão de venda; modelo usado com baixíssima depreciação. Este é o HR-V, que mudou o mercado junto ao Renegade e, como o rival, entrou na segunda fase da vida com a linha 2019 estreando para o Salão do Automóvel. Teve reforço no isolamento acústico, suspensões mais confortáveis e câmbio CVT com sete marchas virtuais recalibrado. No visual, nova grade e para-choques. Faróis com luzes de LEDs também são novos, mas isso pouco sobressai frente ao que já se conhecia. Esperava-se introdução do motor 1.5 turbo do Civic Touring, o que não ocorreu. Seguirá vendendo bem, mas podia ter mudado mais.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • 5

    Ford Ecosport Storm: 121 pontos

    A Ford criou sozinha o segmento de SUVs compactos no Brasil com o EcoSport em 2003, há 15 anos, mas desde 2015 perdeu o foco. Para recuperar a base, a Ford atualizou a gama em 2017 e apostou em equipamentos logo no começo de 2018 com o Storm, com preço na faixa de R$ 100 mil e dotado de tração integral, visual exclusivo, grade frontal esportiva e motor 2.0 flex de 176 cv. Foi um respiro e o Eco voltou a subir posições no ranking, mas é preciso mais (tanto que novas versões foram anunciadas no fim do ano, incluindo sem estepe) para um cenário que vai mudar bastante (de novo) em 2019.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais

Prêmio UOL Carros 2018

Com a chancela de ser realizado pela equipe editorial da maior empresa brasileira de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, o Prêmio UOL Carros chega à segunda edição prestigiando, mais do que lançamentos do mercado automotivo brasileiro (em oito categorias, incluindo o "Destaque do Ano"), também projetos de mobilidade, ações de sustentabilidade e tecnologias que movimentaram o setor.

São oito categorias definidas pelo voto de júri especializado: "Destaque do Ano" (a principal categoria), "Sustentabilidade", "Mobilidade", "Melhor Tecnologia/Inovação", "Melhor Importado", Melhor SUV Nacional", "Melhor SUV Importado" e "Melhor Picape". Em cada categoria, são cinco finalistas.

O júri

Tendo a jornalista e apresentadora Millena Machado como mestre-de-cerimônias, o Prêmio UOL Carros 2018 reuniu ainda executivos, engenheiros e assessores das principais empresas do setor automotivo do país, diretores do UOL e grandes nomes do jornalismo especializado em automóveis. 

Altamente especializado, o júri que definiu o resultado da premiação é composto por nove jornalistas renomados do eixo Rio-SP e também do Nordeste. São eles: Eugênio Augusto Brito (jornalista, editor de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Andre Deliberato (jornalista, engenheiro, editor-assistente de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Leonardo Felix (repórter de UOL Carros, vencedor do prêmio SAE), Vitor Matsubara (repórter de UOL Carros), Murilo Góes (editor de imagens de UOL Carros), Joel Leite (colunista de UOL Carros, radialista, especialista em Meio Ambiente e Semiótica), Benê Gomes (jornalista, editor do programa Auto+), Jorge Moraes (jornalista, influenciador digital, editor do Diário de Pernambuco, apresentador, colunista da rádio CBN/PE) e Fernando Miragaya (jornalista, editor do Autorama Podcast, colaborador do UOL, ex-editor dos jornais Globo, Extra, Estadão).

Em cada categoria, os votos de cada jurado foram transformados em pontos, cuja soma e ranqueamento definiram vencedores e demais colocados.

Além disso, em ano de Salão do Automóvel de São Paulo, temos a escolha do "Destaque do Salão do Automóvel 2018". É uma categoria singular, por contar com o voto popular diretamente no estande de UOL Carros.

Ampliado e melhorado

André Vinicius, diretor executivo de Publicidade do UOL, ressalta o maior porte da premiação de 2018. 

"Estar fazendo o Prêmio UOL Carros com esta dimensão e grandiosidade e poder materializar a relevância de UOL Carros no setor automotivo, como principal veículo digital de produção de conteúdo do Brasil, é muito importante", afirmou.

Diretor de Conteúdo do UOL, Murilo Garavello apontou ainda os números recordes de audiência, que reiteram a liderança como maior empresa de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais, bem como de UOL Carros: "Neste mês [de outubro] tivemos recorde de audiência de UOL Carros, com eventos como o Salão do Automóvel, passando de 10 milhões de acesso no mês, e também batemos recorde incrível em outubro com a maior audiência da história do UOL, com 102 milhões de visitantes únicos".

Segundo o diretor, "é adequado que o Prêmio UOL Carros esteja deste tamanho e que próxima [edição do prêmio] seja bem maior".

Todos os vencedores

Os melhores do setor automotivo

Categorias do Prêmio UOL Carros

  • Destaque do Salão de SP

    McLaren Senna: carro de R$ 8 milhões é eleito pelo público

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Sustentabilidade

    Vencedor: Toyota - Híbrido Flex: 196 pontos. 2º HPE/Mitsubishi - Pró Verde/Pró Brasil: 146. 3º FCA/Tamar: 138. 4º GM - Fábrica Verde de Gravataí (RS): 127. 5º Volkswagen - Gestão Energética de SBC (SP): 113.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Mobilidade

    Vencedor: Eletrovia Rio-SP: 182 pontos. 2º Eletrovia PR: 159. 3º Projeto Biomob: 148. 4º Ford Accessibility Mat: 125. 5º Eletropontos Volvo: 106.

    Imagem: Divulgação
    Leia mais
  • Melhor Tecnologia/Inovação

    Vencedor: Volvo XC40, semi-autônomo mais barato do Brasil: 177 pontos. 2º Volkswagen Manual Cognitivo em aplicativo no celular: 145. 3º Renault K-Commerce, venda online do Kwid: 139. 4º Mercedes-Benz EQ Boost, motor com sistema "mild-hybrid" do novo Classe C: 130; 5º BMW i3 2019, carro elétrico remodelado: 129.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Melhor Picape

    Vencedora: Volkswagen Amarok V6: 225 pontos. 2º Toyota Hilux 2019: 148. 3º Nissan Frontier 2019: 135. 4º Chevrolet S10 Midnight: 108. 5º Fiat Toro Endurance: 104.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Melhor SUV Importado

    Vencedor: Volkswagen Tiguan  Allspace: 191 pontos. 2º Mitsubishi Eclipse Cross: 155. 3º Jaguar E-Pace: 148. 4º Porsche Cayenne: 132. 5º Lifan X80: 94.

    Imagem: Murilo Góes/UOL
    Leia mais
  • Melhor SUV Nacional

    Vencedor: Citroën C4 Cactus: 204 pontos. 2º Jeep Renegade 2019: 139. 3º Caoa Chery Tiggo 2: 132. 4º Honda HR-V 2019: 124. 5º Ford Ecosport Storm: 121

    Imagem: Murilo Góes/UOL
  • Melhor Importado

    Vencedor: Ford Mustang. Outros finalistas: BMW X2; Peugeot 5008; Volkswagen Jetta 2019; Volvo XC40.

    Imagem: Arte UOL
  • Destaque do Ano

    Vencedor: Toyota Yaris. Outros finalistas: Citroën C4 Cactus; Fiat Cronos; Ford Ka 2019; Volkswagen Virtus.

    Imagem: Arte UOL
Topo