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Caminhão autônomo (sem volante) já faz entregas pelas vias públicas suecas

Caminhão autônomo da Einride - Ilze Filks/Reuters
Caminhão autônomo da Einride
Imagem: Ilze Filks/Reuters

Esha Vaish e Ilze Filks

Em Jonkoping (Suécia)

15/05/2019 16h08

Assemelhando-se ao capacete de um stormtrooper de Star Wars, um caminhão elétrico autônomo começou hoje a fazer entregas diárias por uma uma rodovia na Suécia. A empresa desenvolvedora Einride e a companhia logística DB Schenker descreveram o feito como uma novidade mundial.

Robert Falck, CEO da startup sueca Einride, disse que a empresa estava em conversas de parceria com grandes fornecedores para ajudar a escalar a produção e entregar pedidos, e não descartou futuras ligações com grandes fabricantes de caminhões.

"Esta permissão pública para estradas é um marco importante ... e é um passo para a comercialização de tecnologia autônoma nas estradas", disse o ex-executivo da Volvo à Reuters.

"Como somos uma empresa de software e operacional, uma parceria com uma empresa de manufatura é algo que consideramos um avanço", disse ele, acrescentando que espera selar um acordo até o ano que vem.

A Falck disse que Einride, cujos investidores incluem o ex-chefe de caminhões da Daimler Asia, Marc Llistosella, também está cortejando os investidores por uma captação de recursos da Série A em andamento, muitas vezes a primeira considerável de uma empresa. Anteriormente, levantou US $ 10 milhões.

Auto alianças estão em crescimento tendo em vista o compartilhamento do custo da tecnologia elétrica e autônoma. A Ford prometeu investir US$ 500 milhões na startup americana de caminhões de utilitário elétrico Rivian.

O T-Pod da Einride é de 26 toneladas quando carregado e não tem cabine de motorista, o que estima reduzir os custos operacionais de frete rodoviário em cerca de 60% em comparação a um caminhão a diesel com motorista.

Além da Schenker, a Einride tem pedidos do comerciante alemão Lidl, da empresa sueca de entregas Svenska Retursystem e de cinco empresas de varejo da lista Fortune 500, sustentando sua ambição de ter 200 veículos em operação até o final de 2020.

* Colaboração de Anna Ringstrom