Topo

Por que o carro movido a hidrogênio é a nova aposta da China?

Stringer/Reuters
Imagem: Stringer/Reuters

Yilei Sun e Brenda Goh

Em Xangai (China)

28/04/2019 08h34

Resumo da notícia

  • Células de combustível de hidrogênio são mais adequadas para longa distância
  • Hidrogênio também seria mais adequado para veículos comerciais
  • Toyota planeja entrar também em parceria com universidade chinesa

A China impulsionará o desenvolvimento da indústria de veículos movidos a hidrogênio e de células a combustível. Segundo uma autoridade do governo, a estratégia é parte de esforços mais amplos para promover a energia verde no maior mercado automotivo do mundo.

"Os veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio e veículos elétricos puros com baterias de lítio são rotas técnicas importantes para veículos de energia renovável", disse Huang Libin, porta-voz do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT).

Veículos elétricos puros são mais adequados para viagens de passageiros urbanos e de curta distância, enquanto as células de combustível de hidrogênio são mais adequadas para veículos comerciais de longa distância e grandes, disse Huang.

"Acreditamos que os veículos movidos a célula de combustível de hidrogênio e veículos elétricos puros irão coexistir e se complementarem por um longo tempo para atender às necessidades de transporte e viagens de pessoas", disse Huang.

Altos executivos do setor e acadêmicos da China pediram que o governo apoie a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio devido à sua adequação para veículos comerciais.

A Toyota planeja fornecer componentes de células de combustível para os fabricantes de veículos comerciais da China depois de lançar um instituto de pesquisa conjunto com a Universidade de Tsinghua na semana passada.