Topo

VW e JAC planejam fábrica para fazer 100 mil veículos elétricos por ano

SUV E20X deve ser primeiro produto da nova fábrica a ser instalada no gigante asiático - Reprodução
SUV E20X deve ser primeiro produto da nova fábrica a ser instalada no gigante asiático
Imagem: Reprodução

Yilei Sun e Norihiko Shirouzu

De Pequim (China)

25/04/2019 11h48

Resumo da notícia

  • Linha de produção deve ser erguida na cidade chinesa de Hefei
  • Nova fábrica teria investimento de quase R$ 3 bilhões
  • Marca alemã quer fazer mais de 22 milhões de elétricos em 10 anos

A joint-venture da montadora alemã Volkswagen com a chinesa JAC planeja investir 5,06 bilhões de iuanes (R$ 2,9 bilhões) em uma nova fábrica de carros elétricos no leste da cidade de Hefei, de acordo com as autoridades locais.

Um documento publicado on-line pela Área de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Hefei na segunda-feira (22) mostrou que a VW e a JAC obtiveram aprovação das autoridades ambientais para construir uma fábrica capaz de produzir 100 mil carros totalmente elétricos por ano.

O Grupo Volkswagen China confirmou nesta quinta-feira (25) os números que haviam sido incluídos em documentos oficiais anteriores e disse que a JAC-Volkswagen lançaria seu primeiro modelo em breve.

Um porta-voz da joint-venture confirmou os planos para a fábrica, dizendo que a aprovação representou um "avanço ordenado do projeto", e o primeiro modelo elétrico do empreendimento, o SUV compacto E20X, será lançado este ano.

A empresa alemã, a maior montadora estrangeira da China, com vendas de 4,21 milhões de carros no continente e em Hong Kong em 2018, prometeu aumentar a produção de veículos com emissão zero como parte de sua estratégia de crescimento no país. A Volkswagen disse que planeja produzir mais de 22 milhões de carros elétricos nos próximos dez anos, com mais da metade deles sendo na China.

A empresa planeja lançar 14 novos modelos de veículos elétricos na China este ano.

JAC iEV40: destrinchamos o elétrico chinês

UOL Carros