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Decisão de Trump sobre fronteira atinge indústria automobilística dos EUA

Jose Luis Gonzalez, Anthony Esposito e Sharay Angulo

Em Ciudad Juarez e Cidade do México (México)

08/04/2019 18h38

Resumo da notícia

  • Donald Trump passou 750 agentes de serviços comerciais para os de imigração
  • Decisão de Washington é para conter a imigração na fronteira com México
  • Redução da fiscalização comercial já afeta chegada de peças em fábricas dos EUA

Longos atrasos na fronteira dos EUA com o México para produtos destinados a fábricas e consumidores americanos estão atingindo a indústria automobilística dos Estados Unidos, e o impasse reduziu pela metade o número de caminhões que cruzaram o ponto de entrada na semana passada.

A decisão de Washington de transferir cerca de 750 agentes de serviços comerciais para os de imigração para lidar com um aumento nas famílias que buscam asilo nos Estados Unidos provocou atrasos em portos cruciais em uma fronteira que movimenta US$ 1,7 bilhão no comércio diário.

"A situação em Ciudad Juarez é muito séria porque essas peças de automóveis vão para fábricas nos Estados Unidos e obviamente colocam em risco a operação nos Estados Unidos", disse Eduardo Solis, presidente da Associação Mexicana da Indústria Automobilística (AMIA).

A indústria automobilística da América do Norte é altamente integrada e muitas peças de carros cruzam a fronteira várias vezes antes de serem finalmente instaladas em um veículo.

Dezessete horas antes da travessia para El Paso ser aberta, na manhã de hoje, caminhões já faziam fila em Ciudad Juarez para evitar o destino de cerca outros 7,5 mil que não conseguiram cruzar na semana passada, disse Manuel Sotelo, vice-presidente da divisão norte da Câmara Nacional Mexicana de Transporte de Carga.

"Isto não é normal. Nunca tínhamos visto isso antes em Ciudad Juarez ", disse Sotelo.

Apesar dos custos elevados, alguns exportadores mexicanos estão se voltando para o frete aéreo para evitar as linhas de milha de comprimento na fronteira.

"Estamos usando aviões cargueiros que custam entre US$ 35.000 e US$ 100.000, dependendo do volume e da mercadoria", disse Pedro Chavira, que dirige a câmara da indústria de transformação em Ciudad Juarez.