Topo

Tribunal de Tóquio rejeita novo pedido de fiança de Carlos Ghosn

Carlos Ghosn está preso no Japão desde 19 de novembro sob a acusação de crimes financeiros - Vanderlei Almeida/AFP
Carlos Ghosn está preso no Japão desde 19 de novembro sob a acusação de crimes financeiros
Imagem: Vanderlei Almeida/AFP

Em Tóquio (Japão)

22/01/2019 12h52

Com permanência na prisão, aumenta pressão para que Renault também destitua o executivo

O mais recente pedido de liberdade sob fiança do ex-presidente do conselho da Nissan Carlos Ghosn foi rejeitado por um tribunal de Tóquio nesta terça-feira, apesar da sugestão do próprio executivo de usar tornozeleira eletrônica na tentativa de obter liberdade após dois meses de detenção sob acusação de crimes financeiros.

A decisão, amplamente esperada, aumenta a probabilidade de que o executivo de 64 anos permaneça sob custódia até o julgamento, e pressionará a francesa Renault, parceira da Nissan, a encontrar um sucessor para Ghosn como presidente do conselho e CEO da companhia.

O conselho da Renault deve se reunir nos próximos dias para decidir quem vai suceder Ghosn, essencialmente retirando-o da aliança -- que também inclui a Mitsubishi --,  que está em crise desde sua prisão.

Ghosn foi quase imediatamente afastado da presidência dos conselhos da Nissan e da Mitsubishi após sua prisão em 19 de novembro, mas continua a ser presidente do conselho e CEO da montadora francesa.

Ele foi oficialmente acusado de ocultar parte de seu salário durante oito anos até março de 2018 e de transferir temporariamente perdas financeiras pessoais para a Nissan. Ghosn nega as acusações.

O tribunal não apresentou qualquer explicação para rejeitar o pedido de Ghosn. A fiança raramente é concedida para réus no Japão sem uma confissão.

O advogado de Ghosn não estava imediatamente disponível para comentar depois que o Tribunal Distrital de Tóquio anunciou sua decisão.

O pedido de fiança de Ghosn também incluía uma oferta para contratar guardas para monitorá-lo e uma promessa de permanecer em Tóquio, onde ele alugou um apartamento. Ele se ofereceu para apresentar ações que possui na Nissan como garantia, disse sua porta-voz.

Um pedido anterior de fiança fora negado na semana passada devido a preocupações de que o executivo, que tem cidadania francesa, libanesa e brasileira, pudesse fugir e adulterar provas.

Em um comunicado divulgado na segunda-feira, Ghosn repetiu sua intenção de limpar seu nome no tribunal.

"Eu vou comparecer ao meu julgamento não apenas porque sou legalmente obrigado, mas porque estou ansioso para finalmente ter a oportunidade de me defender", disse.

"Eu não sou culpado das acusações feitas contra mim e estou ansioso para defender a minha reputação no tribunal"