Topo

Renault-Nissan compra empresa para acelerar carro autônomo

Nissan Teatro, apresentado em 2015, antecipou planos de mobilidade e interação - Thomas Peter/Reuters
Nissan Teatro, apresentado em 2015, antecipou planos de mobilidade e interação Imagem: Thomas Peter/Reuters

<br>Maya Nikolaeva, em Paris (França)<br>Naomi Tajitsu, em Tóquio (Japão)

20/09/2016 20h59

A Aliança Renault-Nissan anunciaram nesta terça-feira (20) que vão comprar a produtora francesa de software Sylpheo em uma estratégia para competirem no desenvolvimento de novos serviços como aplicativos de transporte urbano.

As duas montadoras afirmaram que a aquisição, em que vão absorver 40 engenheiros e consultores da Sylpheo, vai impulsionar seu desenvolvimento de software e experiência em computação em nuvem.

"A equipe da Sylpheo terá oportunidade de trabalhar em nossa próxima geração de carros conectados e outras tecnologias avançadas", disse Ogi Redzic, vice-presidente sênior para veículos conectados e serviços de mobilidade da Renault-Nissan.

"Eles desempenharão papel fundamental nesta nova era de tremendas mudanças para a indústria automotiva global", acrescentou.

Fabricantes como Toyota e General Motors têm investido em empresas e incubadoras da área de mobilidade para se posicionarem para o cenário de ascensão do carro autônomo e outros serviços conectados.

Renault e Nissan planejam lançar mais de dez veículos com tecnologia de direção autônoma até 2020. A Nissan pretende desenvolver funções de direção em múltiplas pistas, algo que inclui mudanças de faixa de rolamento, até 2018.