Topo

Venda de veículos novos no Brasil em novembro cresce sobre outubro, diz Fenabrave

01/12/2015 17h10

SÃO PAULO (Reuters) - Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em novembro subiram ante outubro, apesar de um período menor de comercialização, mas seguiram mostrando forte retração sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela associação de distribuidores, Fenabrave.

A entidade afirmou que as vendas subiram 1,59 por cento sobre outubro, mas recuaram 33,74 por cento sobre novembro do ano passado, para 195,2 mil unidades. Com isso, no acumulado do ano até o mês passado, os licenciamentos são de 2,34 milhões de unidades, queda de 25,15 por cento no comparativo anual.

Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a alta nos emplacamentos em novembro não é significativa, uma vez que a retração se mantém no acumulado para todos os segmentos.

“Não identificamos uma tendência diferente da que já temos observado nos últimos meses", disse Assumpção Júnior em comunicado à imprensa.

Isoladamente, as vendas de carros e comerciais leves em novembro, de 189,4 mil unidades, tiveram alta de 2,2 por cento sobre outubro, recuando 32,3 por cento sobre o mesmo período do ano passado. Já as vendas de caminhões somaram 4.735 unidades, queda de 18 por cento na comparação mensal e de 61 por cento na relação anual. Já os licenciamentos de ônibus novos subiram 2,57 por cento no mês, mas caíram 57,8 por cento sobre novembro de 2014.

No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a General Motors ficou na liderança em novembro, puxada pelo modelo compacto Onix. A montadora norte-americana registrou vendas de 30.669 unidades no mês passado.

A Fiat, do grupo FCA , ficou em segundo, com vendas de 30.135 veículos em novembro. Porém, se as vendas da Chrysler forem consideradas, o grupo ficou na liderança em novembro, com licenciamentos de 36,3 mil unidades.

A Volkswagen teve emplacamentos de 24.885 carros e comerciais leves e foi seguida pela Ford , que licenciou 19.182 veículos em novembro. A sul-coreana Hyundai ficou em quinto, com vendas de 16.583 unidades, segundo os dados da Fenabrave.

(Por Alberto Alerigi Jr.)