Topo

Honda cancela início de produção da fábrica de Itirapina, em SP

Apesar da suspensão momentânea da produção em Itirapina, Honda HR-V é sucesso  - Murilo Góes/UOL
Apesar da suspensão momentânea da produção em Itirapina, Honda HR-V é sucesso Imagem: Murilo Góes/UOL

Alberto Alerigi Jr.

Em São Paulo (SP)

30/10/2015 16h50

A Honda anunciou nesta sexta-feira (30) que decidiu suspender o início da produção de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil -- em Itirapina, no interior de SP --, que estava prevista para começar no primeiro semestre de 2016. O motivo? "A fraqueza do mercado interno".

A companhia investiu R$ 1 bilhão na unidade, que ficou pronta no primeiro semestre deste ano e estava desde então passando por fase de testes.

Para a fábrica, a marca chegou a contratar cerca de 120 funcionários, que serão mantidos. A capacidade nominal é de 120 mil veículos/ano e o plano da empresa era iniciar a produção pelo compacto Fit para desafogar a fábrica de Sumaré, também em São Paulo.

"Voltamos quando o mercado melhorar"

Por meio de um comunicado, a empresa afirmou que "se mantém alerta diante das dificuldades atuais do segmento automotivo e que espera, para 2016, manter o mesmo nível de volume deste ano, que poderá ser suprido pela fábrica de Sumaré (SP)". A empresa disse ainda que "a unidade estará pronta para começar a produzir em massa assim que houver melhor previsibilidade do mercado".

As vendas de veículos novos no Brasil acumulam queda de 23% este ano, até o fim de setembro, sobre o mesmo período do ano passado. São apenas 1,95 milhão de unidades. A Honda, porém, viu suas vendas subirem 17,4% nos primeiros nove meses deste ano, a 112,5 mil unidades, apoiada principalmente pelo SUV HR-V, um sucesso de mercado, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea, e de concessionárias, Fenabrave.