Topo

Volks iniciará em janeiro recall de carros afetados por fraude

Em Berlim (Alemanha)

06/10/2015 20h23

O presidente-executivo da Volkswagen, Matthias Mueller, disse em uma entrevista a um jornal alemão que a companhia vai iniciar em janeiro um recall dos carros afetados pela fraude de testes de emissão de poluentes, promovida pela empresa. O programa vai durar até o final de 2016.

"Se tudo ocorrer de acordo com o plano, nós poderemos começar o recall em janeiro. Todos os carros deverão ser consertados até o final de 2016", disse Mueller ao Frankfurter Allgemeine. O jornal forneceu uma cópia da entrevista antes da publicação na quarta-feira (7).

Golf 6 - Divulgação - Divulgação
Sexta geração do Golf, com motor diesel, é um dos modelos envolvidos
Imagem: Divulgação
Mueller disse ao jornal que acredita que apenas alguns empregados estão envolvidos na fraude que envolveu manipulação de testes de emissão de poluentes de motores a diesel. Ele refutou a tese de que seu predecessor, Martin Winterkorn, tinha que ter conhecimento sobre a fraude.

O novo presidente da Volkswagen disse que a companhia terá que ficar menor e menos centralizada, adicionando que todo modelo do grupo será avaliado para determinar sua contribuição para a companhia.

Mas ele disse que uma "evolução", não uma "revolução", será necessária para que a companhia se recupere, prevendo que o grupo poderá "brilhar de novo" em dois a três anos.

"Esta crise nos dá uma oportunidade para modernizar as estruturas da Volkswagen", disse Mueller. "Nós queremos fazer uma companhia menor, mais descentralizada e dar às marcas mais responsabilidade."

Mueller rejeitou a sugestão de que a Volkswagen informou aos mercados financeiros tarde demais sobre os problemas apesar de ter informado sobre a descoberta da fraude a autoridades da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, na sigla em inglês) semanas antes de tornar o fato público.