Topo

Para EUA, ataque a carros conectados pode ir além de modelos da FCA

Especialistas em tecnologia conseguiram controlar Jeep Cherokee remotamente - Wired/Reprodução
Especialistas em tecnologia conseguiram controlar Jeep Cherokee remotamente Imagem: Wired/Reprodução

<br>David Morgan

Em Washington (EUA)

31/07/2015 20h58

Os problemas de cibersegurança que levaram a Fiat Chrysler Automobiles a fazer um recall de 1,4 milhão de veículos nos Estados Unidos -- e que foram demonstrados por pesquisadores especializados em segurança, que conseguira, controlar um Jeep Cherokee remotamente  -- podem representar um problema para carros e caminhões de outras fabricantes, disse a maior reguladora de segurança automotiva dos Estados Unidos nesta sexta-feira (31).

Mark Rosekind, chefe da NHTSA (a Administração Nacional de Segurança no Tráfego de Rodovias), disse que sua agência reguladora está tentando determinar quantas montadoras receberam componentes wireless da mesma companhia que forneceu para a Fiat Chrysler. Nos carros da aliança automotiva, os componentes foram o sistema multimídia chamado de UConnect.

"A fornecedora não apenas forneceu rádios para a Chrysler, mas para várias outras montadoras. Muito do nosso trabalho agora é tentar descobrir quão ampla essa vulnerabilidade pode ser", disse Roskind à imprensa.

Na primeira ação deste tipo para a indústria automotiva, a Fiat Chrysler anunciou na semana passada que faria o recall de 1,4 milhão de veículos nos EUA para instalar um software que preveniria que hackers ganhassem remotamente o controle do motor, volante e outros sistemas. 

"Isso é um alerta. Todos estão falando sobre cibersegurança. Agora você tem que melhorar, tem que ver toda a indústria lidando proativamente com essas coisa", disse Rosekind.

Jeep Cherokee controlado à distância por hackers nos EUA - Wired/Reprodução - Wired/Reprodução
Hackers usaram vulnerabilidade do sistema multimídia Uconnect da Fiat Chrysler
Imagem: Wired/Reprodução