Topo

Investidores da VW esperam que saída de presidente do Conselho traga mudanças

27/04/2015 11h59

BERLIM (Reuters) - Investidores esperam que a Volkswagen seja capaz de reviver a rentabilidade em sua principal divisão, superar o desempenho abaixo da média no exterior e enterrar planos remanescentes para aquisições após a renúncia do presidente do Conselho de Administração, Ferdinand Piech.

Piech, o cérebro por trás da expansão global da VW e uma grande figura no grupo alemão por mais de duas décadas, renunciou no sábado após perder uma disputa com o presidente-executivo, Martin Winterkorn.

Quase 80 por cento dos investidores da VW esperam que o valor da ação da montadora suba após a saída de Piech uma vez que isso pode ajudar a liberar um potencial melhor para os resultados do grupo de 12 marcas, segundo uma pesquisa da empresa de consultoria Evercore ISI.

A ação da empresa subia quase 5 por cento nesta segunda-feira.

A saída de Piech, que liderou a campanha da VW para fabricar desde motocicletas a caminhões de 40 toneladas, também reduz o risco de compras num momento em que a VW busca cortar bilhões de euros em custos em sua principal divisão, disse a Evercore ISI.

"A saída da Piech é uma boa notícia para a VW", disse o analista da Evercore ISI Arndt Ellinghorst, que elevou sua recomendação para o papel para "compra" ante "manuntenção". "A VW tem uma chance melhor de se transformar num negócio mais valioso e lucrativo".

Há sinais de que a administração da VW está começando a ajustar a estratégia para superar fraquezas em mercados no exterior.

Duas fontes da companhia familiarizadas com a estratégia de produto da VW disseram à Reuters que conversas preliminares com a chinesa Great Wall foram realizadas neste ano para explorar a possibilidade de desenvolvimento conjunto de veículos de baixo custo para enfrentar a fraqueza crônica da VW no Sudeste Asiático e na Índia.

Outra fonte da companhia disse que a VW está trabalhando num utilitário esportivo pequeno para o Brasil, onde estes modelos estão vendendo bem, e visa apresentar um novo carro conceito no ano que vem.

(Por Andreas Cremer)