Topo

Honda testará protótipos de carros autônomos em ex-base naval dos EUA

31/03/2015 14h12

DETROIT (Reuters) - A Honda se juntou à Mercedes-Benz, da Daimler, testando veículos e tecnologias de carros autônomos em ruas particulares numa ex-instalação naval dos Estados Unidos perto de San Francisco, anunciou a montadora japonesa nesta terça-feira.

A Honda também é parceira no Centro de Transformação de Mobilidade da Universidade de Michigan, que planeja inaugurar uma instalação de testes similar chamada de Mcity em Ann Arbor no verão no hemisfério norte.

A montadora disse que testará versões protótipo do Acura RLX, equipado com sensores e câmeras que podem ser usados em futuros veículos autônomos. A ex-base naval tem cerca de 32 quilômetros de ruas pavimentadas e diversas construções, e não estará aberta ao público.

A Honda e a Mercedes estão usando a antiga base para testar e desenvolver tecnologias avançadas de assistência ao motorista para aprimorar a segurança. Antes que companhias do setor automotivo introduzam veículos completamente autônomos nos próximos cinco a dez anos, estas tecnologias de assistência ao condutor estão sendo gradualmente aplicadas com recursos como piloto automático adaptativo e manutenção do posicionamento em pistas.

A Honda disse que a ex-base é um "ambiente controlado que pode ser modificado continuamente" para testar veículos e sistemas experimentais. Eventualmente, o local será usado por um consórcio que inclui a Honda e também seguradoras, oficinas de reparos e outras empresas relacionadas ao setor automotivo.

Outras companhias, da fornecedora Delphi Automotive ao Google, têm testado carros autônomos em ruas públicas.

(Por Paul Lienert)