Topo

Toyota promove mulher e negro para reduzir desigualdade entre executivos

<br>Chang-Ran Kim

Em Tóquio (Japão)

04/03/2015 11h20

A Toyota  promoveu nesta quarta-feira (4) mais estrangeiros para cargos de alto escalão, incluindo a primeira mulher e o primeiro negro como executivos, diversificando uma equipe de administração há muito dominada por homens japoneses.

Julie Hamp, nova diretora-gerente global da Toyota - Divulgação - Divulgação
Julie Hamp foi promovida a executiva sênior da Toyota nos EUA
Imagem: Divulgação
A maior montadora do mundo nomeou o chefe para Europa, Didier Leroy, para o posto de um dos seis vice-presidentes-executivos começando a partir da assembleia anual com acionistas da companhia em junho. Ele será o primeiro estrangeiro a se tornar vice-presidente-executivo da Toyota, o maior posto a ser ocupado por um não japonês.

A Toyota também nomeou Julie Hamp, executiva sênior da Toyota Motor North America, como diretora-gerente, transformando a norte-americana na primeira executiva mulher da companhia. Christopher Reynolds, um conselheiro geral negro, também se tornará diretor-gerente na América do Norte.

A promoção de Hamp marca um avanço no esforço do Japão para diminuir a diferença entre sexos no local de trabalho. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, instou o mundo corporativo japonês a nomear mulheres para 30 por cento dos altos cargos até 2020 - uma meta amplamente vista como inalcançável e combatida pelo maior lobby corporativo do país.

As mulheres atualmente representam 11% da gerência de nível médio a sênior no Japão e 1% dos integrantes de comitês-executivos, segundo a empresa de pesquisa McKinsey.