Topo

VW vai recolocar chefe de estratégia de produtos, dizem fontes

17/12/2014 13h50

BERLIM (Reuters) - A Volkswagen vai dispensar o chefe de estratégia de produtos, segundo fontes, à medida que a montadora alemã intensifica esforços para elevar a lucratividade na marca principal, afetada por custos fixos altos e vendas em queda.

A maior montadora da Europa está buscando cortar 5 bilhões de euros (6,23 bilhões de dólares) em custos até 2017 na divisão principal de carros, onde as margens de lucro têm enfraquecido em meio a uma proliferação de modelos.

O presidente-executivo, Martin Winterkorn, anunciou cortes "dolorosos" incluindo medidas para cessar a fabricação de modelos não lucrativos e reduzir os custos de pesquisa e desenvolvimento na marca VW, onde as vendas em novembro sofreram a maior queda mensal neste ano.

A VW substituirá o chefe de gerenciamento de produtos, Klaus-Gerhard Wolpert, que supervisiona a estratégia que afeta mais de 100 modelos do grupo, disseram à Reuters nesta quarta-feira duas fontes familiarizadas com o assunto, pedindo para não serem identificadas porque o assunto é confidencial.

A revista alemã Manager Magazin relatou a dispensa pendente de Wolpert nesta quarta-feira, citando membros não identificados da cúpula da companhia. A VW não quis comentar.

Wolpert será transferido às operações de caminhões da VW para supervisionar produção modular envolvendo as marcas Scania e MAN de caminhões pesados, disseram as fontes, confirmando a matéria da Manager Magazin.

Não está claro quem o subsituirá como chefe de estratégia de produtos, disseram as fontes.

(Por Andreas Cremer)