Topo

Volkswagen faz recall de 1,1 milhão de carros nos EUA e na China

Em Detroit (EUA) e São Paulo (SP)

17/10/2014 20h04

A montadora alemã Volkswagen disse que está fazendo o recall de mais de 1,1 milhão de carros na América do Norte e na China para corrigir um problema potencial com as peças da suspensão traseira. A VW disse que tinha recebido relatos de acidentes ou ferimentos relacionados com o problema.

A empresa disse nesta sexta-feira (17) que o recall abrange cerca de 442.265 carros nos Estados Unidos e 126 mil no Canadá, incluindo Jetta 2011-13 e Beetle 2012-13.

Mais cedo, a VW anunciou um recall semelhante na China, de 581.090 Sagitar (nome local do Jetta), bem como unidades do Beetle, relacionado ao mesmo problema. Um porta-voz da VW não quis dizer quantos carros podem ter sido convocados por problemas semelhantes na Europa, México e América do Sul.

Se os carros afetados estiverem envolvidos em colisão traseira ou lateral, podem ter um braço de suspensão quebrado que, se não detectado, pode levar a acidente, disse a empresa. Consultada, a Volkswagen do Brasil informou que está verificando se a ocorrência mencionada nessa convocação envolve unidades do Jetta no país.

"Caso confirmado, a empresa tomará todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos proprietários do modelo no Brasil", informou à Reuters, em nota.

Quanto aos modelos Fusca, a VW garantiu que o recall não envolve unidades vendidas no Brasil, pois não são equipadas com eixo traseiro de torção, mas com suspensão traseira multilink.