Topo

Cadillac prepara novo sedã de luxo para atacar Mercedes e BMW em 2015

ATS, CTS (foto) e XTS não são suficientes e Cadillac prepara sedã maior - Lucas Jackson/Reuters
ATS, CTS (foto) e XTS não são suficientes e Cadillac prepara sedã maior Imagem: Lucas Jackson/Reuters

<br>Bernie Woodall

Em Detroit (EUA)

19/09/2014 09h53

A General Motors confirmou nesta sexta-feira (19) que começará a produção de um novo "carro de luxo, de alta tecnologia" até o final de 2015, para tentar impulsionar a marca premium Cadillac de volta ao topo do mercado de luxo dos Estados Unidos.

O modelo, ainda sem nome oficial -- mas cujo projeto atende pelo código LTS, que pode muito bem ser usado no carro de produção --, será posicionado "acima das linhas de produto CTS e XTS atuais", e "vai somar, em vez de substituir um modelo do portfólio", disse a GM em comunicado.

O novo modelo estará na "elite dos carros de luxo", afirma o presidente da Cadillac, Johan de Nysschen, que é oriundo de Audi e Nissan (onde comandou a também luxuosa Infiniti), no comunicado. Ele acrescentou que o carro, que está atualmente em desenvolvimento, terá tração traseira usando "materiais completamente novos, feitos sob medida em uma arquitetura veicular única".

A estreia do carro ocorrerá na primeira metade de 2015. O automóvel será produzido na fábrica de Detroit-Hamtramck da GM.

As vendas da Cadillac caíram 4,7% até agosto deste ano, e as 114 mil unidades vendidas nos Estados Unidos ficaram muito atrás das líderes do mercado de luxo BMW e Mercedes-Benz, da Daimler. Há ainda a concorrência acirrada com marcas de luxo das japonesas Honda (Acura), Nissan (a já citada Infiniti) e Toyota (Lexus).