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Em queda no Brasil, Volkswagen teria plano para renovar seus carros

Andreas Cremer

Em Berlim (Alemanha)

24/07/2014 13h40

A Volkswagen está considerando montar um centro de planejamento no Brasil para impulsionar as vendas de seus modelos no país, o quarto maior mercado de veículos do mundo, disseram fontes à Reuters. O maior grupo automotivo da Europa está investindo 3,6 bilhões de euros (US$ 4,85 bilhões) em novos modelos, fábricas e tecnologia no Brasil até 2018.

A queda nas vendas do mercado brasileiro de veículos, que já foi um dos mais dinâmicos entre as economias emergentes, e uma linha de modelos defasada impactaram as vendas do grupo alemão no país. No primeiro semestre, as vendas da Volkswagen no Brasil caíram 18%, para 271,7 mil unidades, após uma queda de 13% em 2013.

A companhia está planejando um centro de desenvolvimento e planejamento para assegurar que seus modelos atendam de maneira mais eficiente as necessidades dos consumidores brasileiros, afirmaram duas fontes próximas do assunto nesta quinta-feira (24).

Um porta-voz da Volkswagen negou a existência dos planos.

O grupo afirmou na semana passada que vai criar um centro similar na fábrica norte-americana de Chattanooga, no Estado do Tennessee, para ajudar a reverter a queda das vendas. A montadora planeja contratar cerca de 200 engenheiros para monitorar o segundo maior mercado de veículos do mundo mais atentamente e acelerar a reformulação dos veículos.

As vendas da marca Volkswagen nos Estados Unidos estão encolhendo desde o pico entre 2011 e 2012, ameaçando metas de longo prazo do grupo (especialmente a de ser a maior empresa automotiva do mundo em 2018).