Topo

Daimler e Nissan vão investir R$ 3 bi para produção conjunta no México

Dieter Zetsche, presidente-executivo da Daimler, e Carlos Ghosn, chefão da Renault-Nissan - Divulgação
Dieter Zetsche, presidente-executivo da Daimler, e Carlos Ghosn, chefão da Renault-Nissan Imagem: Divulgação

<br>Edward Taylor e Ilona Wissenbach

Em Frankfurt (Alemanha)

27/06/2014 11h53Atualizada em 27/06/2014 15h16

A parceria entre Daimler e Renault-Nissan para produção no México vai demandar investimentos 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 3 bilhões). A cifra foi revelada durante anúncio conjunto do acordo nesta sexta-feira (27) na Cidade do México, em evento que contou com executivos das duas montadoras e também autoridades políticas mexicanas.

Mercedes-Benz CLA 200 2014 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Mercedes CLA é um dos modelos que serão fabricados em Aguascalientes
Imagem: Murilo Góes/UOL
Os recursos serão usados para ampliar a fábrica da Nissan na cidade de Aguascalientes, no nordeste do país, deixando-a com capacidade para fabricar 300 mil veículos por ano. Lá serão montados compactos (médios para o mercado brasileiro) de Mercedes-Benz e Infiniti, em manobra para cortar custos e expandir a participação das duas marcas na América do Norte.

Na lista de modelos a serem produzidos por lá estão Classe A, B, CLA e GLA, além do futuro shooting brake desta mesma família. Como todos são vendidos no Brasil, há chances de os consumidores daqui também se beneficiarem do acordo, caso a divisão brasileira da Mercedes decida substituir a importação europeia pela mexicana, que recebe tributação menor. 

Daimler e Renault-Nissan já compartilham motores, fábricas e plataformas desde 2010.