Topo

Contra poluição, China vai tirar milhões de carros das ruas

Trânsito em Guiyang (China) - Tao Liang/Xinhua - Tao Liang/Xinhua
Dos mais de 5 milhões, 330 mil carros estão em Pequim
Imagem: Tao Liang/Xinhua

David Stanway<br>Kathy Chen

Em Pequim (China)

26/05/2014 10h08

A China planeja tirar das ruas este ano mais de cinco milhões de veículos que estão envelhecendo, em uma tentativa de melhorar a qualidade do ar. "São 330 mil carros a serem desativados apenas em Pequim", informou o governo em um documento publicado nesta segunda-feira (26).

O combate à poluição surgiu como uma prioridade urgente para os líderes chineses, que tentam reverter o dano causado por décadas de vertiginoso crescimento e dissipar a revolta pública com o lastimável estado do ar, água e solo do país.

Em um plano de ação abrangente para reduzir as emissões nos próximos dois anos, o conselho de Estado disse que o país já tinha ficado para trás em suas metas de poluição ao longo do período 2011-2013 e agora estava tendo que intensificar seus esforços. Até 5,33 milhões de veículos com "etiqueta amarela", que falham em atender os padrões chineses de combustível, serão "eliminados" neste ano, disse o documento.

Assim como os 330 mil carros em Pequim, 660 mil veículos serão retirados da província circundante de Hebei, que abrigou sete das cidades mais poluídas da China em 2013.