Topo

Plano de vans da Hyundai sinaliza caminho mais difícil para Peugeot e Renault

<br>Laurence Frost and Gilles Guillaume

Em Paris (França)

15/05/2014 12h45

A Hyundai está se preparando para entrar no mercado europeu de vans comerciais com um veículo montado na Turquia, disse uma fonte, aumentando sinais de que a Renault e a PSA Peugeot Citroën podem perder seu domínio sobre uma parte lucrativa da indústria automotiva.

A montadora sul-coreana vai lançar uma van grande em setembro em um salão de caminhões em Hanover e começará a produção com a parceira turca Karsan no ano que vem, disse à Reuters uma pessoa com conhecimento dos planos. A Hyundai não quis comentar.

A movimentação vem na sequência da decisão da Volkswagen de fabricar um segundo veículo comercial leve em um país com salário mais baixo, transferindo sua van Crafter da Alemanha para a Polônia.

Essas decisões ilustram uma competição cada vez mais acirrada no mercado de vans, que já viu margens apertadas por fortes descontos, mas ainda permanece mais lucrativo que o carro de veículos de massa.

Isso apresenta um risco em particular às líderes francesas do mercado Renault e PSA Peugeot Citroën, que agora podem ver os modelos produzidos em fábricas mais caras na Europa ocidental, como o Boxer da Peugeot, o Jumper da Citroën e o Master da Renault, minados por vans fabricadas em países com custos menores.