Topo

GM é eleita a pior montadora em ranking de fornecedores dos EUA

Emblema da GM decora a entrada do Centro de Tecnologia da marca em Roswell (EUA) - David Goldman/AP Photo
Emblema da GM decora a entrada do Centro de Tecnologia da marca em Roswell (EUA) Imagem: David Goldman/AP Photo

<br>James B. Kelleher

Em Detroit (Estados Unidos)

12/05/2014 11h44Atualizada em 12/05/2014 14h37

Além de estar envolvida em uma grave crise desde que foi tornado público um problema com a ignição de 2,6 milhões de veículos fabricados em meados dos anos 2000, a General Motors tem um novo revés para lidar em sua terra natal.

Nesta semana, uma pesquisa divulgada pelo grupo PPI (Planning Perspectives Inc), especializado em consultoria automotiva, apontou que fornecedores de componentes para o setor automotivo dos Estados Unidos classificaram a montadora como a pior para se negociar em 2013.

A pesquisa, feita de forma anual desde 2000, pede aos principais fornecedores americanos que avaliem seu relacionamento com as seis maiores fabricantes de veículos do país. E, no relatório referente ao último ano, a GM superou a Chrysler, que vinha sendo "premiada" de forma consecutiva desde 2008, para ficar com o último lugar.

Segundo a PPI, as empresas entrevistadas deram notas baixas à marca em todos os quesitos, incluindo lealdade, comunicação e proteção de propriedade intelectual. Também consideraram que a GM é a montadora menos inclinada a ceder em pedidos de ajustes nos preços, levando-se em conta altas inesperadas de custos com matérias-primas.

A consultoria justifica que a visão dos fornecedores é importante para o setor, pois ajuda a determinar qual montadora trabalha com os melhores engenheiros e componentes, aposta primeiro em novas tecnologias e obtém os melhores preços do mercado.