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Investimento da BMW em novos modelos deve elevar lucro em 2014

Edward Taylor

Em Frankfurt (Alemanha)

06/05/2014 09h43

A BMW, maior montadora de luxo do mundo, divulgou aumento melhor que o esperado no lucro do primeiro trimestre graças à crescente demanda da China, e disse que uma série de novos modelos irão ajudá-la a alcançar vendas recordes neste ano.

A empresa alemã está gastando pesadamente em uma tentativa de ficar à frente da Audi, que tem sofrido com a falta de novos modelos, e da Mercedes, que ainda está no estágio inicial da sua ofensiva de incrementar a linha de produtos.

Esses gastos da BMW impactaram o lucro antes de juros e impostos, que foi de 2,09 bilhões de euros, um pouco acima da previsão média de 2,05 bilhões de euros (US$ 2,83 bilhões de dólares) apontada em pesquisa da Reuters.

NOVOS RUMOS
Apesar do gasto milionário de dois dígitos em investimentos e novos modelos, que incluem o elétrico i3, a Série 4 e a nova geração do Mini Cooper, a margem operacional no negócio automotivo da BMW, o melhor indicador para comparação com as rivais, superou a expectativa de analistas.

A margem de lucro antes de juros e impostos (Ebit) da divisão de automóveis da BMW foi de 9,5% no trimestre, queda ante os 9,9% registrados um ano antes, mas acima da margem de 7% atingida pela Mercedes. A margem da Audi foi de 10,1%.

O vice-presidente financeiro da BMW, Friedrich Eichiner, disse que o ímpeto na venda de carros irá aumentar mais tarde neste ano à medida que novos produtos, como o Mini, forem apresentados entre junho e julho. Novos produtos também permitem à BMW elevar as margens, disse ele.

A BMW reiterou seu objetivo de atingir um significativo aumento no volume vendido em 2014, para 2 milhões de carros ou mais -- ante recorde de 1,96 milhão de veículos no ano passado --, mas alertou que incertezas políticas e econômicas podem impactar as vendas na Europa.