Topo

Lucro da Hyundai fica abaixo das expectativas no primeiro trimestre

Uma série de recalls nos EUA, incluindo do sedã Genesis, aumentaram a desconfiança do consumidor americano em relação aos veículos sul-coreanos - Divulgação
Uma série de recalls nos EUA, incluindo do sedã Genesis, aumentaram a desconfiança do consumidor americano em relação aos veículos sul-coreanos Imagem: Divulgação

<br>Hyunjoo Jin

Em Seul (Coreia do Sul)

24/04/2014 07h41Atualizada em 24/04/2014 16h59

Com valores praticamente estagnados em relação a 2013, o lucro líquido da Hyundai nos primeiro quarto deste ano ficou abaixo da expectativa de analistas, conforme divulgado no balanço trimestral da montadora sul-coreana nesta quinta-feira (24).

De acordo com os números, janeiro, fevereiro e março renderam 1,93 trilhão de wons (R$ 4,12 bilhões) à marca, mais de meio bilhão de reais a menos do que o previsto por 13 especialistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S. Já a receita subiu 1%, para R$ 46,2 bilhões.

A principal justificativa foi o desempenho sem brilho nas vendas para os Estados Unidos, onde uma crise gerada pelo recall do sedã Genesis, que culminou na demissão do presidente de pesquisa e desenvolvimento, Kwon Moon-sik, mais o acirramento da concorrência e também a valorização da moeda sul-coreana, o won, provocaram queda de 3% nos emplacamentos.

Nem a alta de 9% registrada na China, fruto da inauguração de sua terceira fábrica no país, aumentando a capacidade de produção local, ajudou a reverter os índices. 

Em seu mercado doméstico, a Coreia do Sul, as vendas também subiram, 5%, impulsionadas pelo modelo de luxo Genesis, que passou por renovação no fim de 2013, bem como por uma recuperação da produção após o encerramento de uma batalha judicial trabalhista.

Com os números abaixo das expectativas, as ações da Hyundai apresentaram queda na Bolsa de Valores.